A Prefeitura de São Bernardo prestou homenagem, nesta sexta-feira (30), aos Guardas Civis Municipais (GCMs) que se destacaram em suas funções no mês de maio. Foi reconhecida como ocorrência de destaque o salvamento de uma criança que engasgou com uma bala na EMEB Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel, no bairro Assunção.
O GCM 1ª Classe Carlos Eduardo França Oliveira fazia a segurança da unidade quando avistou a mãe do garoto Matheus Cardoso, de 8 anos, pedindo ajuda. Prontamente, o guarda realizou a manobra de Heimlich, que é um procedimento rápido de primeiros-socorros para tratar asfixia das vias respiratórias.
“Tomamos a decisão correta em colocar os GCMs nas escolas. Nesta ocorrência, uma vida foi salva, então já valeu muito a pena. Uma vida não tem preço. Isso mostra o preparo da GCM da nossa cidade. Quem os vê armados, não sabe do papel comunitário que desempenham, que vai muito além de segurança pública”, destacou o prefeito Orlando Morando, presente na solenidade.
Emocionado, o GCM França agradeceu o reconhecimento. “Eu só pedia a Deus que me guiasse nesse atendimento. Claro que todos estavam muito nervosos pela situação, mas eu estava preparado para fazer a manobra e só tenho a agradecer por ter salvo uma vida”.
A mãe de Matheus, Kátia Cilene, também expressou sua gratidão à GCM. “Eu agradeço imensamente. Não foi fácil, ainda mais que o ocorrido aconteceu uma semana antes do Dia das Mães. Ganhei meu filho de volta”, disse.
Leia mais:
– São Bernardo cria lei para combater atos racistas em equipamentos esportivos.
– São Bernardo recebe oito novos profissionais do Programa Mais Médicos
– São Bernardo recupera 11 pontos viciados de descarte irregular em três meses
GCM músico também recebeu homenagem
Já como GCM do Mês, foi escolhido o GCM 3ª Classe David Moreira Rangel, que levou alegria aos alunos da EMEB Marcos Rogério da Rosa, no bairro dos Casa. Músico profissional, o agente de segurança fez uma apresentação especial para as crianças. O carinho recíproco se tornou um grande coral na unidade escolar.
“Fiquei muito feliz com a recepção das crianças. Apresentei algumas músicas infantis e eles sabiam cantar todas. Hoje, quando estou nas ruas a serviço ou mesmo na folga, os pais e as crianças me reconhecem. Isso me deixa feliz, porque é fruto de um trabalho bem feito”, declarou Rangel.
O secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Coronel Carlos Alberto dos Santos, fez questão de ressaltar o papel dos agentes de segurança pública.
“Estes são os nossos verdadeiros heróis: o GCM Rangel e o GCM França. Estão aqui para atender a comunidade e salvar vidas. E esse era o nosso objetivo desde que chegamos aqui: a assistência social, a segurança urbana e a atenção às áreas escolares”, finalizou.
Desde abril, todas as unidades escolares municipais contam com a presença física de GCMs como forma de reforçar a segurança da comunidade.