O Fundo Social de Solidariedade de Diadema começou uma campanha para ajudar quem foi prejudicado com a tempestade e a falta de luz durante o final de semana. Após forte chuva e rajadas de vento que atingiram toda a região metropolitana de São Paulo, 80% do município chegou a ficar sem energia elétrica e alguns pontos ainda estão sem atendimento da concessionária ENEL há mais de 48 horas.
A campanha visa auxiliar as famílias que tiveram perdas com a chuva, especialmente as que ainda estão sem energia elétrica e podem estar precisando de alimentos.
Os alimentos serão direcionados a famílias de Diadema , em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para aquelas em regiões que ainda estão ou ficaram sem fornecimento de energia elétrica por mais tempo .
As arrecadações de alimentos não-perecíveis podem ser entregues na sede do Fundo Social de Solidariedade, no Banco de Alimentos e em todos os CRAS da cidade. Já alimentos perecíveis, como leite, ovos, legumes, verduras, raízes e frutas, apenas no Banco de Alimentos. Empresas e condomínios que quiserem fazer grandes doações devem procurar diretamente o Fundo Social, que providenciará a retirada.
Atenção: Neste primeiro momento, as pessoas não devem se deslocar a lugar algum em busca de doações. Deverão buscar informação nos CRAS apenas aquelas famílias que estejam nos seguintes critérios:
– baixa renda e que estão inscritas em programas de transferência de renda como Bolsa Família, BPC/LOAS, Transporte Social, entre outros;
– que tenham ficado sem fornecimento de energia elétrica mais de 48 horas, a partir do dia 11/10/2024;
– que tenham sofrido perdas de alimentos perecíveis.
Restaurantes Populares estão funcionando
Os três restaurantes populares da cidade e o Bom Prato do Eldorado e do Takebe estão funcionando normalmente e podem ser alternativas para a população que perdeu alimentos de consumo imediato com as quedas de energia. Refeições podem ser consumidas no local ou levadas na forma de quentinhas e custam até R$ 2,00.
Gabinete de crise
A prefeitura criou um gabinete de crise, envolvendo diversas Secretarias e com a participação do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para acompanhar as ações da Enel e das equipes de manutenção da administração municipal.
Desde a noite de sexta-feira, o prefeito Filippi tem cobrado a Enel para que as equipes restabeleçam o fornecimento de energia elétrica pela cidade e tem acompanhado pessoalmente os trabalhos de religação da rede e remoção das árvores que foram derrubadas. Após reunião presencial entre a direção da Enel e o prefeito, a empresa se comprometeu a enviar mais seis equipes para o trabalho na cidade.
SERVIÇO
Fundo Social de Solidariedade: Rua Almirante Barroso, 160 Centro – telefone: (11) 4092-5340
Banco de Alimentos: Rua Marechal Floriano, 289 – Centro – telefone (11) 4057-8008 / 4057-8025
CRAS – Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
CRAS Norte
Endereço: Praça Celite, s/n – Campanário
Telefone: (11) 4044-3781
CRAS Naval
Endereço: Rua Idealópolis, 295 – Piraporinha
Telefone: (11) 4056-3388
CRAS Promissão
Endereço: Rua Prudente de Morais, 306 – Promissão
Telefone: (11) 4057-1400
CRAS Centro-Oeste
Endereço: Avenida Lico Maia, 256 – Serraria
Telefone: (11) 4048-1519
CRAS Inamar
Endereço: Av. Afonso Monteiro da Cruz, 241 – Jardim União (Praça Céu das Artes)
Telefone: (11) 4056-8341
CRAS Eldorado
Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 1090 – Eldorado
Telefone: (11) 4049-5400
Restaurantes Populares – de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h30
Unidade Serraria
Av. Lico Maia, 891 – Conceição, Diadema
Unidade Campanário
Av. Luís Carlos Prestes, 606 – Taboão, Diadema.
Unidade Jardim Marilene
Av. Alberto Jafet, 709 – Jardim Marilene
Bom Prato Eldorado
Av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1904 – Inamar, Diadema
Bom Prato Takebe
Rua Osaka, ao lado do ecoponto no Jardim Takebe