Desenvolver a mentalidade empreendedora em alunos de Engenharia e Arquitetura com ferramentas de inteligência artificial foi o tema da pesquisa realizada pelos docentes Regis Pasini, Rodrigo Cutri, Mário Gonçalves Garcia Júnior e Rogério Martins Azevedo do Centro Universitário Fundação Santo André.
A pesquisa aborda a integração da inteligência artificial (IA) na educação em Engenharia e Arquitetura para promover um espírito empreendedor entre os alunos, integração esta promovida na disciplina “Projeto Integrado em Inteligência Artificial – Do Conceito à Construção da Solução”, elaborada para ensinar aos alunos habilidades práticas de IA e cultivar suas mentalidades empreendedoras por meio do aprendizado baseado em projetos.
Os resultados preliminares dos questionários dos alunos (140) indicam que o curso ampliou com sucesso sua compreensão da IA e suas aplicações no empreendedorismo. Os autores concluem enfatizando a importância de integrar a IA e o pensamento empreendedor nos currículos de Engenharia e Arquitetura para preparar os alunos para um mercado de trabalho em constante evolução.
Com base no feedback fornecido aos alunos entrevistados, a implementação da disciplina indica uma recepção positiva em relação à integração de ferramentas de IA e princípios empresariais no currículo. Os resultados obtidos sugerem que essa abordagem pode contribuir efetivamente para nutrir uma mentalidade empreendedora em estudantes de engenharia e arquitetura além de desenvolver habilidades práticas de IA tendo a maioria dos alunos relatado sentir-se mais preparada para aplicar ferramentas de IA para gerar soluções inovadoras dentro de um contexto de negócios.
O Prof. Me. Mário Gonçalves Garcia Júnior ressalta a importância do tema para a empregabilidade dos estudantes: “É formidável, ensinar os alunos a usarem ferramentas de IA amplia a empregabilidade dos mesmos. Essa disciplina é desenvolvida já a partir do 1ºano dos cursos, temos grupos que já estão agora no 2º ano e começando a pensar em desenvolver suas startups e abrir futuros negócios.”
A pesquisa está sendo apresentada no 52° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e o VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (COBENGE 2024) que ocorre no período de 16 a 19 de setembro de 2024, no formato presencial, na cidade de Vitória – ES, realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).
Este Congresso, já na sua 52ª edição, é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela ABENGE, ininterruptamente, desde sua fundação em 1973.
Com mais de 3 mil estudantes, o Centro Universitário Fundação Santo André é reconhecido nacionalmente com nota máxima 5 junto ao MEC e oferece uma ampla variedade de laboratórios e cursos em áreas como Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. As inscrições para o vestibular são gratuitas pelo site www.fsa.br/vestibular, e o calouro, para ajudar a alcançar seus sonhos, conta com programa de Bolsas da própria instituição. Mais informações www.fsa.br
Serviço
Centro Universitário Fundação Santo André
Av. Príncipe de Gales 821, Santo André (SP).