Com o propósito de fomentar o debate, a reflexão e o compartilhamento de experiências exitosas referente ao protagonismo da engenharia no tocante ao empreendedorismo foi realizado na Universidade Federal de Alagoas o VI Seminário de Educação Empreendedora.
O VI Seminário de Educação Empreendedora colocou em discussão a temática: “O Papel da Educação Empreendedora em engenharia na transformação local”, com apresentação do Professor Regis Pasini, coordenador adjunto da FAENG – Faculdade de Engenharia da Fundação Santo André.
Os dias atuais exigem uma nova postura do profissional de engenharia. Se antigamente ele era um mero funcionário de determinada corporação, hoje ele pode ser dono de seu próprio negócio ou ainda, se continuar como empregado, precisará ter uma atitude empreendedora em seu dia a dia corporativo.
“Durante a apresentação destacamos as parcerias estratégicas da FSA com a Prefeitura de Santo André, American Tower, Kron Medidores e IHS Towers. Abordamos ainda projetos inovadores desenvolvidos pelos alunos de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção na disciplina ACEX, demonstrando o impacto positivo dessas iniciativas para as tecnologias locais”, relata Regis Pasini
Uma das funções da universidade é despertar o espírito empreendedor em seus estudantes. No curso de engenharia da Fundação Santo André, um dos mais tradicionais do ABC, a visão empreendedora é passada desde o início das aulas.
As chamadas soft skills, que são disciplinas comuns para todos os estudantes, ajuda a desenvolver esta habilidade nos jovens que encontram menos dificuldades para entrar no mercado de trabalho a partir da nova postura. É um diferencial que otimiza as suas possibilidades de ascender na carreira profissional.
O Fórum Econômico Mundial, fez um estudo para saber das empresas o que elas esperam dos profissionais em 2030 e houve um consenso de que as competências emocionais, comportamentais e humanas serão cada dia mais valorizadas. Os profissionais são contratados pelas suas competências técnicas e dispensados por questões comportamentais.
O Professor Regis Pasini integra a organização do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia (GT-EEE), que tem por objetivo instituir um espaço de reflexão e debate sobre a inserção da Educação Empreendedora em programas de formação em Engenharia, no âmbito da Associação Brasileira de Educação em Engenharia, articulando a interação com atores da Academia, Empresa e Governo.
O Centro Universitário Fundação Santo André tem mais de 3 mil estudantes, nota máxima 5 institucional junto ao MEC conta com mais de 100 laboratórios, cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia dentre outros.
A instituição possui ainda uma política de bolsas de estudos de até 50% no valor das mensalidades para democratizar o acesso ao ensino superior.
Mais informações: www.fsa.br