O Centro Universitário Fundação Santo André realiza neste sábado (22) a 1ª fase da 20ª OMABC – Olimpíada de Matemática do Grande ABC, uma competição que integra o Programa de Olimpíadas Científicas do Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal.
Poderão participar alunos das escolas públicas e privadas das sete cidades do ABC: São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – que estejam no Fundamental 2 ou Ensino Médio.
A Olimpíada de Matemática tem como principal objetivo estimular o estudo de matemática e aperfeiçoar a capacitação dos professores em busca da melhoria do ensino e da descoberta de jovens talentos para a área de ciências exatas, que possui grande demanda e carência por mão de obra qualificada.
Jovens pesquisadores
“É com grande honra e satisfação que passamos a cuidar da organização da Olimpíada de Matemática do Grande ABC. Advinda da área de ciências exatas, tenho muito orgulho desses jovens pesquisadores que estamos ajudando a formar aqui na Fundação”, revela a Profa. Dra. Andréa Dias Quintão, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Fundação Santo André.
A Fundação Santo André, através da PROPPEX – Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, é a principal organizadora deste evento. São esperados mais de 2 mil estudantes para a prova objetiva que ocorre no sábado (22) das 14 às 17 horas no Campus da Vila Príncipe de Gales.
Os estudantes devem comparecer munidos de RG ou RG escolar. É permitido uso de régua, esquadros e compasso para resolver as questões; estão vetados o uso de calculadora e consulta a notas ou livros.
FSA
Fundado em 1962, o Centro Universitário Fundação Santo André tem mais de 3 mil estudantes, nota máxima 5 institucional junto ao MEC, conta com mais de 100 laboratórios, cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia dentre outros.
A instituição possui ainda uma política de bolsas de estudos de até 50% no valor das mensalidades para democratizar o acesso ao ensino superior.