O Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) consolida, em 2025, um novo avanço em sua política de internacionalização acadêmica, ao receber estudantes de diversos países por meio do programa de mobilidade acadêmica, iniciativa da Organização Universitária Interamericana (OUI) que promove mobilidade virtual entre instituições das Américas. A FSA participa ativamente do programa, oferecendo disciplinas de graduação que permitem a integração acadêmica entre estudantes brasileiros e estrangeiros — tudo de forma gratuita e totalmente virtual.
Segundo a Profa. Dra. Mayra Coan Lago, assessora de relações internacionais do Centro Universitário Fundação Santo André, o programa de Mobilidade Acadêmica da FSAamplia o acesso ao intercâmbio, fortalece competências interculturais e aproxima alunos de diferentes realidades socioculturais na América Latina, América do Norte e Caribe. O programa possibilita que estudantes cursem matérias em outra instituição sem sair de seu país, com aproveitamento dos créditos válidos em seus currículos de origem.
Na edição 2025.2, a FSA recebeu alunos de Peru, Argentina, Colômbia e diversas regiões do Brasil, reforçando o papel da instituição como polo de integração acadêmica latino-americana. Entre os participantes estão alunos da Universidad Continental SAC(Peru), Universidad Nacional de Cuyo (Argentina), Universidad Tecnológica de Pereira(Colômbia) dentre outras.
Internacionalização como eixo estratégico da FSA
A participação crescente de estudantes internacionais demonstra o compromisso da FSA em promover uma formação com perspectiva global, inclusiva e multicultural. A procura principal dos docentes ocorre em disciplinas com foco nas áreas de Direitos Humanos e Diversidade, Gestão e Estratégia, Relacionamento Profissional e Experiência do Cliente e, Negociação e Resolução de Conflitos. Essa diversidade de áreas permite que os alunos estrangeiros tenham acesso a temas contemporâneos que dialogam com agendas acadêmicas e profissionais de vários países.
Benefícios da mobilidade internacional
O programa oferece intercâmbio sem custo para estudantes do Centro Universitário Fundação Santo André, possibilita contato com realidades culturais e acadêmicas distintas, promove o aprimoramento de competências digitais, globais e interculturais, permite cursar disciplinas de excelência com professores altamente qualificados de mais de 110 instituições em 28 países, garante a inclusão de certificados e créditos válidos nos currículos e fortalece a presença internacional da Fundação Santo André no cenário latino-americano.
O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 70 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Negócios, Engenharia, Arquitetura, Química, Ciência da Computação, Ciência de Dados e IA, TI, Psicologia, Biomedicina dentre outros. A Fundação Santo André conta com diversos programas de bolsa de estudos com o intuito de democratizar o ensino superior do País.






