A reportagem do ABC em OFF entrou em contato com a Fundação do ABC após a informação do atraso no salário de alguns médicos.
Por meio de nota, a Fundação do ABC explicou a situação e contextualizou. Veja a íntegra da nota:
A Fundação do ABC (FUABC) informa que, em janeiro de 2025, rescindiu o contrato com a empresa CAP Serviços Médicos, responsável pela prestação de serviços no Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo, incluindo o Hospital de Urgência. Infelizmente, apesar de a FUABC ter quitado todas as suas obrigações regularmente, as notícias e os relatos ligados à empresa CAP são de inadimplemento.
Reconhecemos e valorizamos o papel essencial dos médicos para o adequado funcionamento dos sistemas de saúde. Esses profissionais são fundamentais para garantir um atendimento resolutivo e de qualidade à população, assim como para a efetividade das políticas públicas de saúde em favor dos usuários do SUS. Cientes dessa importância e comprometidos com a proteção dos trabalhadores, decidimos tomar uma medida excepcional para assegurar que os valores sejam efetivamente acessados pelos médicos.
*Dessa forma, a Fundação do ABC consignará em juízo a quantia de R$ 1.351.810,18 (um milhão, trezentos e cinquenta e um mil, oitocentos e dez reais e dezoito centavos), referente à execução de janeiro de 2025* e correspondente à única nota fiscal ainda em aberto junto à empresa CAP Serviços Médicos. Assim, os médicos vinculados à CAP, seja por sociedade, contrato celetista ou prestação de serviços, poderão requerer judicialmente suas respectivas cotas referentes aos plantões realizados no período, cujos pagamentos não foram efetuados pela CAP Serviços Médicos, de acordo com notícias de inadimplemento ligadas à empresa.
*A decisão de não efetuar o pagamento diretamente à CAP Serviços Médicos é uma medida de proteção aos médicos, a fim de evitar o risco de a empresa CAP não repassar esses valores aos médicos.* Dessa maneira, garantimos que os valores sejam disponibilizados judicialmente aos profissionais que efetivamente prestaram os serviços, sem que haja qualquer dúvida quanto ao compromisso da FUABC com a regularidade dos pagamentos e a transparência na gestão dos recursos públicos.
Lamentamos profundamente que a empresa CAP, conforme notícias divulgadas, tenha gerado essa situação inadmissível junto aos médicos, e reforçamos nossa disposição em auxiliar no que for possível para que a questão seja solucionada com a maior brevidade. Além disso, ressaltamos que não há nenhum outro pagamento pendente da FUABC junto à CAP, sendo que todos os valores foram regularmente quitados e os comprovantes de pagamento estão disponíveis em nosso Portal da Transparência.
Por fim, reiteramos aqui nosso compromisso com a ética, a transparência e com a valorização dos médicos, reconhecendo sua atuação como essencial para a assistência à saúde e para a garantia do atendimento à população. Seguimos à disposição para contribuir na breve resolução dessa situação causada pela empresa CAP.
Atenciosamente,
Fundação do ABC