O Centro Universitário Fundação Santo André sediou no último final de semana (25 e 26) a reunião do CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, uma autarquia federal responsável pela fiscalização e regulamentação profissional dos arquitetos formados em todo o estado de São Paulo.
A ação de acolhimento, mentoria e apoio profissional para os egressos com até 05 anos de mercado contou com as participações dos egressos e coordenadores dos cursos de arquitetura e urbanismo das faculdades Anhanguera, USCS e FSA. Na ocasião, os profissionais também puderam fazer a biometria e carteira profissional para exercício da profissão.
Com jurisdição no estado de São Paulo, o CAU/SP abrange arquitetos(as) e urbanistas que atuam nessa região. Sua criação teve como objetivo descentralizar as atribuições de regulamentação e fiscalização profissional, que anteriormente eram de responsabilidade do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), buscando uma atuação mais próxima e efetiva dos(as) profissionais e da sociedade civil.
Qualidade, planejamento e bem-estar
O CAU/SP desempenha um papel essencial na promoção da Arquitetura e Urbanismo no estado de São Paulo, contribuindo para a qualidade das construções, o planejamento adequado do espaço urbano e o bem-estar da sociedade como um todo.
A Fundação Santo André Escritório mantém o escritório modelo, onde os alunos do curso de arquitetura e urbanismo desenvolvem projetos para uma cidade melhor com a integração de pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e demais modais de transporte.
“Trabalhamos em diversas frentes com o objetivo de tirar o protagonismo dos automóveis nas ruas, tornando as vias igualitárias e democráticas. Nosso curso de arquitetura e urbanismo tem um foco na transformação da cidade. Buscamos ideias de como democratizar o espaço público tornando-os mais integrativos para a convivência coletiva”, explica Enrique Staschower, professor e pesquisador do Arquitetura e Urbanismo da FSA.
O Centro Universitário Fundação Santo André tem mais de 3 mil estudantes, nota máxima 5 institucional junto ao MEC, conta com mais de 100 laboratórios e cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia e Biologia e Biomedicina dentre outros. A FSA mantém uma política de bolsas de estudos que chega a 50% do valor da mensalidade com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior.
Mais informações pelo site www.fsa.br