A Prefeitura de Santo André e a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) assinaram nesta quarta-feira (14) termo de cooperação formalizando o município como parceiro do centro universitário para os estágios curriculares obrigatórios, residências médicas, atividades de pós-graduação, de extensão e pesquisas científicas. Além disso, foi selado contrato para prestação de serviço para a realização de exames laboratoriais a partir de 1º de julho.
Atualmente Santo André e a FMABC contam com mais de 50 mil horas por mês para estágios em diversas unidades de saúde, desde UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e na rede hospitalar. Com a formalização do termo esse número pode ser ampliado de acordo com a necessidade do município e disponibilidade do centro universitário.
“A assinatura deste termo restabelece um caminho natural da relação da prefeitura com o centro universitário. Em alguns momentos tivemos desafios pelo caminho, como a pandemia e outros administrativos, além de conceitos regionais nem sempre claros. Esse acordo não deixa dúvidas de quanto a FMABC é importante para a cidade e vice-versa”, comentou o prefeito Paulo Serra. “Vivemos o melhor momento na saúde em Santo André e isso tem relação direta com a boa relação que temos mantido com a instituição, que ocupa lugar de destaque na nossa região”, acrescentou.
Reitor da FMABC, o infectologista David Uip comemorou a assinatura do termo. “Nossa relação com Santo André vive um grande momento. Esse é um dia histórico para o centro universitário porque oficializa um acordo que, por mais que na prática já esteja acontecendo, dá respaldo tanto para os estudantes como para a equipe da FMABC. Não se tem currículo de extensão sem estágios. Essa aproximação com Santo André é muito importante”, afirmou David Uip.
Leia mais:
Santo André encerra nesta quarta inscrições para eleições do Conselho Tutelar
Ação em Santo André conscientiza sobre respeito às vagas para pessoas com deficiência
CHM de Santo André passa a realizar cirurgias de otorrinolaringologia
Estudantes, médicos residentes e professores da FMABC já atuam no atendimento à população
Secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior também enalteceu a parceria com a FMABC. “O centro universitário tem sido um aliado na nossa luta para zerar as filas por consultas e exames na rede municipal. Assinamos em fevereiro um contrato para gestão da Atenção Básica e conseguimos, por meio de mutirões, zerar a demanda que aumentou durante a pandemia. E agora estamos repetindo a estratégia na Atenção Especializada. Com esse novo acordo vamos investir em prevenção e pesquisa para que a nossa gente tenha cada vez mais qualidade de vida”, pontuou.
Durante a assinatura do termo de cooperação, o prefeito Paulo Serra e o secretário de Saúde, Gilvan Junior, anunciaram um novo contrato de prestação de serviço com a FMABC para que o centro universitário passe a realizar os exames pedidos pelos médicos nas UPAs e em outros centros médicos da cidade. O acordo começa a vigorar no dia 1º de julho.
“Esse é um acordo importante porque vai agilizar o tempo de atendimento ao munícipe, diminui o tempo de espera dos exames e, por consequência, melhora a qualidade do atendimento”, comentou o prefeito Paulo Serra. “Essa nova parceria também nos permite investimento no setor de pesquisa e oferecer tratamentos preventivos para os munícipes na Atenção Básica”, finalizou Gilvan Junior.
A reportagem do ABC em Off acompanhou.
Veja os vídeos.