O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, recebeu 60 estudantes do curso de políticas públicas da UFABC (Universidade Federal do ABC), no encerramento da imersão que os universitários fizeram nesta semana em várias secretarias da Prefeitura de Diadema.
No encontro, realizado na manhã desta sexta-feira (5) no anfiteatro do Paço Municipal, Filippi contou sobre sua experiência no setor público e respondeu a perguntas feitas pelos estudantes.
“Em Diadema, vamos dar total incentivo à carreira que vocês estão iniciando. Acreditamos aqui que a construção de uma sociedade feliz e justa passa muito por políticas públicas efetivas e que olhem para todos os cidadãos”, considerou o prefeito.
Durante uma hora, Filippi esclareceu dúvidas dos universitários, que foram da gestão previdenciária municipal, da divisão orçamentária, do processo de continuidade de projetos estruturantes até a relação da Prefeitura com o Governo Federal e o Governo do Estado.
Filippi lembrou de seu início no poder público, no começo dos anos 1980, e defendeu a existência de um Estado forte como motor da construção de uma sociedade menos desigual.
“Não podemos cair na falácia que transferir tudo para o setor privado vai melhorar o nosso país. Na França, a escola é pública. Nos Estados Unidos, também. O Estado precisa ser eficiente e buscar a criatividade, e, neste sentido, a visão de vocês, estudantes, será essencial”, pontuou.
Leia mais:
Diadema promove encontro com cooperativas de agricultura familiar
Prefeito Filippi é recebido pelo Presidente Lula
Prefeitura de Diadema entrega projeto da LDO na Câmara
Experiência mudou a visão dos alunos sobre aplicação de conceitos de gestão
Professora do curso de graduação em Políticas Públicas da UFABC, Livia de Tommasi afirmou que a semana de imersão dos estudantes nas secretarias de Diadema “mudou por completo a visão deles a respeito de aplicação de conceitos de gestão”.
“Eles puderam entender o peso da descontinuidade de programas, como fazer políticas públicas com orçamento limitado, visitaram o Centro e a periferia, a quebrada e os comércios, comeram no restaurante popular. Foi uma experiência transformadora”, disse.
Responsável pela articulação da Prefeitura de Diadema com a turma da UFABC, a secretária de Planejamento e Gestão de Diadema, Fatinha Queiroz, declarou que a conversa com Filippi “fechou com chave de ouro” uma semana de intenso aprendizado, de ambos os lados.
“Foi uma troca, com certeza. Falamos das ações que temos aqui em Diadema, ações de décadas, mas também recebemos contribuições valiosas para o nosso dia a dia. O mais importante foi mostrar para eles o verdadeiro espírito do servidor, que é servir às pessoas. Fazer política pública efetiva muda a vida das pessoas.”
Representantes de todas as secretarias envolvidas na semana de imersão estiveram presentes: Patty Ferreira, vice-prefeita e Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Ana Lucia Sanches, secretária de Educação; Benedito Mariano, secretário de Segurança Cidadã; Gel Antônio, secretário de Segurança Alimentar; Silvana Moura, diretora da Secretaria de Cultura; e Cláudia Bastos Coelho, diretora do departamento de Planejamento Habitacional da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano.