O deputado federal Fernando Marangoni (União/SP) recebeu nesta terça-feira (12) o filho e a esposa do apresentador Fausto Silva, o Faustão, que teve alta no domingo após passar por um transplante de coração há duas semanas.
A agenda entre o parlamentar, Luciana Cardoso e João Guilherme Silva, o Jota, ocorreu na Câmara dos Deputados, após a família do apresentador tomar conhecimento do Projeto de Lei 1774/2023, de autoria de Marangoni, que prevê a doação presumida de órgãos no Brasil. Atualmente, 65 mil pessoas esperam por doação de órgãos no país.
O projeto de lei, apresentado em abril deste ano por Marangoni em coautoria com o deputado federal Maurício Carvalho (União/RO), prevê que todos os brasileiros sejam doadores de órgãos, ressalvo aos que declararem o “não desejo” na identidade nacional.
O texto altera a Lei 9.434 de fevereiro de 1997, que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento, para instituir a doação presumida de órgãos, salvo manifestação contrária.
“A presença da família do apresentador Fausto Silva no Congresso Nacional ressalta a importância da nossa proposta que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Nosso principal objetivo é sensibilizar os deputados para que o projeto seja apreciado o quanto antes pelo plenário”, adianta Marangoni.
Na atual legislação brasileira, mesmo com a decisão da pessoa de doar os órgãos, em caso de morte, a palavra final é da família, ou seja, não é possível garantir efetivamente a vontade do doador.
Veja o vídeo do filho de Fausto Silva.