O palco da Festa Italiana Solidária de Ribeirão Pires, na noite deste domingo (8) contou com um espetáculo de inclusão. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o pequeno Victor Hugo Campos Navarro, 3 anos, morador do Centro Alto, superou barreiras e, com o olhar amoroso dos músicos e da equipe organizadora do festejo, externou sua paixão pelos instrumentos musicais.
“Só tem inclusão quando temos informação (e empatia). E foi isso que o Victor Hugo encontrou aqui na Festa Italiana Solidária, sendo acolhido pelos músicos e pela equipe da Prefeitura. Apesar do medo por conta da inabilidade social dele, fazemos de tudo para que isso não sobreponha as suas habilidades e, com o auxílio da música, mais uma vez deu certo. Certeza de que criamos uma memória afetiva graças ao olhar amoroso de todos”, comentou a mãe de Victor, Renata Campos.
A atração principal do evento ficou por conta de Fred Rovella, com a participação de dançarinos e músicos convidados. Promovida nos sábados e domingos entre 30 de setembro e 8 de outubro, a 1ª Festa Italiana de Ribeirão Pires teve a participação de 18 entidades sociais, que foram expositoras em chalés de gastronomia. Toda a renda arrecadada com as vendas será revertida aos projetos das instituições.
Assim como acontece em todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Ribeirão Pires, a 1ª Festa Italiana Solidária, por meio das Secretarias de Assistência, Participação e Inclusão Social, de Turismo e do Fundo Social de Solidariedade, primou pela acessibilidade, em ambiente seguro e familiar com suporte e acolhimento dos visitantes.