A rotina de Aline Oji Oliveira, de 37 anos, foi diferente nesta quinta-feira (10). Isso porque, em vez de se despedir do filho Lucas no portão da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professor João de Barros Pinto, em Santo André, a mãe teve a oportunidade de participar de uma aula de robótica acompanhando o estudante do 5º ano e seus colegas de classe.
A iniciativa proporcionou que 25 alunos da unidade, localizada em Utinga, levassem os familiares para a sala de aula e apresentassem seus projetos, além de demonstrarem os protótipos trabalhados.
Na ocasião, os convidados também tiveram a oportunidade de montar e programar junto com os anfitriões. “Foi uma experiência incrível e desafiadora, porque em casa a gente não imagina uma aula desse jeito, cada um desempenhando seu papel com uma função específica. É gratificante ver ainda mais de perto o esforço da escola e a dedicação de toda a equipe para este trabalho. Adorei participar”, elogiou Aline.
Leia mais:
– GCM de Santo André recupera carro roubado com auxílio de imagens do COI
– Temer em Santo André: “Brasil vive radicalização e não polarização”
– Prêmio Santo André Excelência em Gestão abre inscrições para sexta edição
Ao lado da mãe, Lucas Oji dos Santos, de 10 anos, comemorou a atividade. “O trabalho em equipe teve reforço com a presença dos nossos pais e amigos. Uma aula diferente, foi bem legal”, destacou.
Após a vivência, os familiares receberam um chaveiro confeccionado com peças LEGO® como forma de agradecimento. “A felicidade é multiplicada quando dividida com a família”, dizia a mensagem.
Robótica
As aulas de robótica na rede municipal de Santo André têm o objetivo de reforçar o compromisso de oferecer uma educação de qualidade e inovadora, preparando os estudantes para um futuro cada vez mais tecnológico e desafiador.
O programa de robótica educacional de Santo André beneficia cerca de 10 mil alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza blocos de montagem com um conjunto de componentes eletrônicos programáveis, que são controlados por meio de um software.
Com a iniciativa, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências valiosas para o seu desenvolvimento humano e tecnológico. Além disso, a robótica educacional possibilita a aplicação prática de conhecimentos teóricos de diferentes matérias, por meio da interdisciplinaridade, tornando o aprendizado mais atrativo e significativo.