O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, revelou durante entrevista exclusiva ao ABC em OFF que os 20 alunos da rede pública terão “surpresas” quando retornarem do intercâmbio na Irlanda.
Segundo ele, o “Conecta São Bernardo”, além de propiciar intercâmbio a alunos a cada semestre, irá trazer uma “sequência”, ações que servirão de suporte no “pós viagem”.
Marcelo disse que vai detalhar as novidades aos pais dos estudantes quando retornar da Irlanda.
Marcelo Lima acompanhou de perto a rotina dos 20 estudantes que participam do intercâmbio em Dublin.
O chefe do executivo garantiu que o programa será ampliado.
Veja a íntegra da entrevista concedida ao jornalista Leandro Amaral nesta quinta (24).
Antes de voltar ao Brasil, o prefeito de São Bernardo visitou a Embaixada do Brasil na Irlanda, em encontro que registrou o apoio institucional do órgão aos alunos do Conecta São Bernardo – grupo de 20 estudantes estão desde o início de julho na capital irlandesa, em ‘estreia’ do projeto.
A reunião de cortesia se deu com Flávio Helmold Macieira, representante do País em Dublin, quando o chefe do Executivo municipal apresentou o programa de intercâmbio educacional e cultural.
Durante o encontro, o prefeito Marcelo Lima conversou com o embaixador sobre os detalhes do Conecta São Bernardo, lançado neste ano, voltado a alunos de 15 a 17 anos da rede pública da cida de.
O programa visa beneficiar jovens em situação de vulnerabilidade, inscritos no CadÚnico e residentes há mais de dois anos no município.
Os estudantes selecionados foram aprovados em processo conduzido pela Secretaria de Educação e têm acesso a curso de inglês, hospedagem, alimentação, seguro-viagem e material didático, tudo sem custo para as famílias.
“Satisfação estar aqui na Embaixada, apresentando como funciona o Conecta, que é inédito na história de São Bernardo. Tivemos o apoio, no qual foi colocada a Embaixada à disposição dos alunos, dos nossos jovens, e assim a gente possa projetar outros intercâmbios por meio do programa. Agradeço o carinho e a recepção, e isso mostra o suporte da Embaixada àqueles filhos do Brasil, especificamente de São Bernardo, que estão estudando aqui na Irlanda”, destacou o prefeito Marcelo Lima, que, no dia anterior, conheceu de perto a estrutura do campus da UCD (University College Dublin), uma das mais renomadas instituições públicas de ensino do país.
Diálogo abrangeu a abertura de portas da Embaixada aos alunos do Conecta a cada etapa do programa.
“Um orgulho receber a comitiva de São Bernardo e de ter conhecimento deste programa educacional, que se soma a outros que estão formando espécie de rede de esforços para que tenhamos um intercâmbio cada vez mais intenso com a Irlanda, em benefício dos jovens brasileiros”, pontuou Macieira.
O embaixador Flávio Helmold Macieira entregou um livro ao prefeito Marcelo Lima sobre a história da imigração brasileira na Irlanda, sob a visão dos irlandeses.
Mencionou ainda que há cerca de 80 mil brasileiros vivendo atualmente em Dublin, e que a união entre eles tem sido um diferencial, mantendo a essência e visão brasileira no país europeu.







