Estudantes da rede municipal de Ribeirão Pires que pertencem aos 5º e 9º anos começaram a ser avaliados pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). As primeiras escolas a aplicarem a prova foram a EM (Escola Municipal) Comendador Abdalla Chiedde e a EM Antônio Lacerda Bacellar. Ao todo, 648 alunos deverão fazer a avaliação.
Na semana que vem, outros sete colégios serão avaliados: as EM Engenheiro Carlos Rohm I e EM Prof. Sebastião Vayego Carvalho, no dia 16, e EM João Midolla, EM Profª. Lavínia de Figueiredo Arnoni, EM Manoel Baptista da Silva, EM Maria Siqueira de Paula e EM Yoshihiko Narita, no dia 17 de novembro. O Saeb avalia, principalmente, as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática.
O Saeb é um sistema de avaliação nacional e que tem como objetivo fornecer dados e informações sobre a qualidade da educação básica no País. A avaliação é aplicada a cada dois anos e abrange estudantes do 5º e 9º do ensino fundamental, além dos alunos do 3º ano do ensino médio.
Leia mais:
– Bom Prato Móvel distribui 300 refeições por dia em Ribeirão Pires
– Ribeirão Pires atinge R$ 38,7 milhões em acordos no Refis 2023
– Ribeirão Pires amplia ações preventivas a desastres naturais
Ao longo de todo ano letivo, educadores da rede municipal participaram de formação específica voltada para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas com base nos resultados do Saeb. Durante as reuniões formativas, os docentes conheceram novas estratégias para trabalhar com os estudantes.
Essas formações garantiram aos educadores maior habilidade para sanar dificuldades por parte dos alunos, caso elas existissem. A intenção é que os estudantes reajam positivamente aos questionamentos do Saeb, elevando o índice do município na avaliação.