O governo de São Paulo anunciou que vai enviar ajuda humanitária à cidade de Ubatuba, no litoral norte do estado. A ajuda vem após fortes chuvas na região.
Mais de 25 toneladas de insumos serão enviados. Incluem alimentos, água potável e produtos de higiene e limpeza. As doações foram realizadas pela Defesa Civil, pelo Fundo Social de São Paulo e pela fabricante de bebidas Minalba.
A prefeitura de Ubatuba decretou situação de emergência nesta sexta-feira (8) devido às chuvas. O município registrou um acumulado de chuva de 380 mm, entre quarta (6) e sexta-feira (8), 22% a mais do que a média prevista para o mês de março. Ao menos cinco bairros ficaram isolados devido ao transbordamento de rios.
Veja o vídeo.
A Defesa Civil do Estado informa que, foram registrados acumulados de chuva, nas últimas 24h Jundiaí 115mm, Embu-Guaçu 93mm, Louveira 86mm, Cabreúva 74mm, São Caetano Do Sul 64mm, Jundiaí 63mm, Itu 60mm, Santa Isabel 59mm e São Paulo 58mm.
Ubatuba
Neste sábado (9), as equipes da Defesa Civil do Estado atua em duas frentes. Uma equipe responsável por coordenar o embarque dos suprimentos no aeroporto no helicóptero águia e o desembarque dentro da comunidade Folhas Secas e a outra equipe estará na ponte que foi destruída, coordenando as ações juntamente com o Exército para instalação da passagem provisória no local.
Óbito em Itanhaém
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil estadual incluiu o óbito da vítima falecida no último dia 6 na estatística da Operação SP Sempre Alerta. Com isso, sobem para 16 o total de mortes neste verão, sendo 10 por enxurrada.
Ocorrências
No município de Santa Isabel, chuva de alta intensidade, acompanhada de rajadas de vento, atingiu a região resultando em pontos de alagamentos e transbordamento do córrego. Houve o extravasamento do córrego Ribeirão Araraquara, que resultou no alagamento de suas vias adjacentes.
Houve pontos de alagamentos nas Avenidas Coronel Bertoldo, Nicola Cianflone e Mário Mendes de Camargo, Rua Maria Isabel, Rua Avenida da República e Rua Santa Cruz, sem registro de vítima, pessoa desabrigada ou desalojada. Também não houve informações de residência ou comércio atingidos.
A Defesa Civil Municipal solicitou uma vistoria técnica à Defesa Civil do Estado que irá comparecer juntamente com a Equipe do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), no período da manhã deste sábado (9).
No município de Nova Guataporanga, chuva de alta intensidade, acompanhada de rajadas de vento, atingiu a região resultando em pontos de alagamentos. Houve pontos de alagamento na área central e seus bairros adjacentes e sete residências foram atingidas pelas águas, resultando em 30 pessoas desalojadas que foram encaminhadas para a casa de parentes.
A Defesa Civil Municipal compareceu com agentes vistoriadores e, após vistoria técnica, não foi necessária a interdição dos imóveis visto que não houve abalos estruturais, apenas danos materiais. Será solicitada ajuda humanitária ao Núcleo de Logística Humanitária da Defesa Civil do Estado, bem como analisam a possibilidade de decretar situação de emergência junto ao Núcleo de Situação de Anormalidade.
Em Itanhaém, a Defesa Civil Municipal informou ainda que após novas vistorias, decorrente das chuvas que assolaram o município na noite do último dia 06, foi contatado um novo deslizamento de terra pela Rua Santo Antônio, 151, bairro Praia do Sonho, onde uma residência de veraneio sito a Rua Everest, 122, bairro Morro das Antenas, que fica no nível acima do local do sinistro, foi interditada preventivamente, sendo o proprietário cientificado.
DADOS ESTATÍSTICOS OPERAÇÃO PPDC 23/24
(Resumo de 01/12/23 à 09/03/24)
Observação: 145 municípios
Atenção: 27 municípios
Alerta: 05 (São Sebastião, Campos do Jordão, Paraibuna, Mongaguá e Praia Grande)
Total de ocorrências: 211
Óbitos: 16
Feridos: 42
Desaparecidos: 00
Desabrigados: 998
Desalojados: 1188