O secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, entregaram nesta quinta-feira (20) as obras de acessibilidade da Estação São Caetano – Prefeito Walter Braido, da Linha 10-Turquesa da CPTM, em cerimônia com a participação do prefeito José Auricchio Júnior. O local foi revitalizado para facilitar o deslocamento dos passageiros com todos os itens de acessibilidade.
“Esta obra qualifica o sistema de transporte metropolitano. Vamos avançar com a reforma do Terminal Rodoviário, que será licitada em breve, e temos a expectativa pela rápida concretização do BRT”, afirmou o chefe do Executivo.
A última grande intervenção na Estação São Caetano da CPTM havia sido há 50 anos. A reforma foi conquistada após articulação do deputado estadual Thiago Auricchio junto ao governo do Estado.
“Essa é mais uma luta do nosso mandato que se concretiza. Essa obra modernizou e trouxe acessibilidade completa para a estação, o que resulta em mais conforto para os passageiros”, ressaltou o parlamentar.
Leia mais:
São Caetano vai interditar Viaduto Independência a partir deste sábado
São Caetano capacita equipes gestoras para utilizarem o botão de alerta nas escolas
São Caetano realiza mais de mil atendimentos no Bairro Cerâmica
Outras estações da Linha 10 também já receberam melhorias
As estações Utinga, Prefeito Saladino e Capuava, da Linha 10-Turquesa, já haviam passado por esse processo de adequação da acessibilidade, dento do projeto da CPTM de oferecer autonomia e mobilidade a todos os passageiros.
Para garantir a total acessibilidade de São Caetano, foram entregues as melhorias nos pisos, iluminação, sonorização e pintura das quatro plataformas da estação, além da passarela metálica que liga todas as plataformas, que possuem quatro elevadores, sistemas de iluminação e sonorização.
A CPTM também investiu em novos sanitários acessíveis, na pintura das escadas de acesso ao túnel com instalação de novos corrimãos, e na comunicação visual para pessoas com baixa ou nenhuma visibilidade.
Foram instalados, ainda, novos bloqueios nos acessos, sendo um acessível em cada sentido, e o acesso sul ganhou uma nova rampa de acessibilidade.
Investimento supera R$ 90 milhões
“O Estado de São Paulo está em constante evolução no que diz respeito à acessibilidade. A entrega das obras na estação São Caetano reforça o compromisso da CPTM, e dos demais transportes metropolitanos, no que diz respeito a esse requisito tão importante para os passageiros,” afirma o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.
Somando todas as intervenções nas quatro estações, o valor de investimento chega a R$ 92 milhões.
“É com muito orgulho que finalizamos esse grande projeto de acessibilidade. Agora, as quatro estações são preparadas e confortáveis para todos, incluindo as pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida”, afirma Pedro Moro.
As intervenções foram iniciadas em agosto de 2021. Outro destaque foi a construção de uma grande passarela metálica para a transposição das seis plataformas, que também receberam melhorias, como o alteamento e a redução dos vãos da área de embarque e desembarque – foram instalados pisos de granito em toda a estação, além de sanitários acessíveis.
Um mural em homenagem a São Caetano, de autoria do artista Adélio Sarro Sobrinho, foi instalado no local.
Veja o vídeo.