A Semana Mundial do Brincar 2023, que começou na segunda-feira (22) e vai até domingo (28), traz o tema “A Natureza no Brincar”. A campanha é promovida, todos os anos, para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar na infância.
Durante essa semana, a proposta é que qualquer pessoa ou organização possa criar e colocar em prática atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores, em praças e parques públicos, escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, centros culturais e teatros municipais e universidades públicas, entre outros.
Em Diadema, todas as escolas de Educação Infantil, creches da rede direta e conveniada promoveram atividades entre as crianças, dentro ou fora da escola, para resgatar as brincadeiras típicas da infância e estimular o aprendizado por meio da diversão.
Para Mayara Portela, coordenadora pedagógica das creches conveniadas da Secretaria de Educação, é uma oportunidade de as crianças terem um dia diferente e estimulante. “É preciso mostrar à sociedade que as crianças têm que brincar, pois essas memórias afetivas vão acompanhá-las pelo resto da vida, e é importante que essa prática se incorpore ao cotidiano delas.”
Leia mais:
Diadema participa do 1º Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar
Prefeitura de Diadema promete restituir valor de quem pagou a mais na taxa do lixo
Diadema se prepara para mais uma festa de São João
Crianças fizeram brincadeiras na rua
A primeira escola a promover o dia do brincar foi a Emeb João José dos Santos, em Piraporinha, que fechou uma pequena rua com pouco movimento próxima à instituição e organizou uma manhã de muita diversão para as mais de 200 crianças de 0 a 3 anos da creche.
Teve amarelinha, boliche, carrinho de rolimã, instrumentos musicais, corrida, bexigas, música, dança e bolinha de sabão, entre outras brincadeiras. A diretora da creche, Tercília Maria de Souza Lima, conta que este é o primeiro ano em que o evento é feito fora da escola, com a intenção de envolver e interagir com a comunidade do entorno.
“Brincar dá às crianças qualidade de vida, e esse hábito está se perdendo, infelizmente. Muitos não têm o hábito de brincar nem dentro de casa, então precisamos resgatar isso, para não privá-las dessa fase tão especial e importante para o seu desenvolvimento. Além disso, estimulamos o ‘brincar livre’, que não depende de brinquedos, mas da simples exploração dos espaços abertos e da interação entre eles.”
O tema é a natureza
A Emeb Vinicius de Moraes, na Vila Nogueira, adotou o tema deste ano, “A Natureza no Brincar”, e promoveu atividades em que as crianças, entre 3 e 5 anos, têm contato com os quatro elementos: água, terra, ar e fogo. O fogo, no caso, sendo representado por papel celofane vermelho, por questões de segurança.
Eles puderam acompanhar o ciclo de vida de frutas e legumes e suas fases de crescimento, fazer desenhos e pinturas com borra de café, brincar e misturar terra com água, explorar um minhocário, empinar pipas e subir em pequenas árvores, entre outras brincadeiras ao ar livre. Além disso, eles têm à disposição pedaços de madeira, papelão e outros materiais de vários formatos e tamanhos, que podem usar livremente para criar ou montar o que quiserem.
Saiba mais: http://aliancapelainfancia.org.br/