Dezesseis escolas da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul receberam o selo do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco, a agência da ONU (Organização das Nações Unidas) especializada em Educação, Ciência e Cultura. Ingressaram mais oito escolas de Ensino Fundamental e, pela primeira vez, oito escolas de Educação Infantil (veja lista abaixo).
Elas passam a integrar uma rede com cerca de 12 mil instituições de ensino espalhadas por 182 países, criada pela Unesco em 1953. A notícia foi recebida com alegria pelas escolas, algumas das quais esperando a inclusão há anos: devido à pandemia, desde 2019 a Unesco não anunciava a inserção de novas escolas à rede mundial.
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, destaca que o ingresso na rede da Unesco vem ao encontro do conceito de educação integral que norteia as ações do município. “Estamos implementando programas, como o de educação tecnológica e educação alimentar, que visam ao desenvolvimento global de nossos alunos, preparando-os para a vida em sociedade. Receber a chancela da Unesco vem ao encontro dos nossos esforços”.
Leia mais:
– São Caetano prorroga “fiscalização educativa” na Zona Azul
– Cardápio digital das escolas de São Caetano leva bons hábitos alimentares às famílias
– São Caetano realiza 13ª Feira da Cultura Indígena e 1° Festival do Cambuci neste fim de semana
Pioneira
A rede municipal de São Caetano do Sul já contava com uma de suas escolas no PEA-Unesco: a EME (Escola Municipal de Ensino) Professora Alcina Dantas Feijão, que ingressou no ano de 2003.
Escolas certificadas
Ensino Fundamental
EME Professora Alcina Dantas Feijão
EMEF Ângelo Raphael Pellegrino
EMEF Elvira Paolilo Braido
EMEF Anacleto Campanella
EMEF Prof. Décio Machado Gaia
EMEF Arquiteto Oscar Niemeyer
EMEF Olyntho Voltarelli Filho
EMEF Laura Lopes EMEF Bartolomeu Bueno
Educação Infantil
EMI Maria Simonetti Thomé
EMEI Fernando Pessoa
EMI Claudio Musumeci
EMEI Francisco Falzarano
EMEI Helena Musumeci
EMEI Inês dos Ramos
EMEI Antônio de Oliveira EMEI Fernando Piva