O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, já recebeu ao longo de sua história diversos eventos, sobretudo culturais, e teve na noite desta quinta (11) uma solenidade especial, que mexeu com as emoções de centenas de presentes: a formatura de mais 300 alunos da Escola de Ouro Andreense.
“Formatura é sempre uma emoção, porque a partir de agora as pessoas vão começar a usar de verdade os aprendizados que elas tiveram na Escola de Ouro, voltados para inclusão no mercado de trabalho e para o emprego e empreendedorismo. E quando a gente vê a proporção que tomou, milhares de pessoas que já se formaram, a gente fica muito feliz. E vamos continuar, como um programa permanente. Toda vez que a gente faz a formatura são sempre cerimônias muito emocionantes, porque vemos o quanto a política pública transforma a vida das pessoas”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
A formatura serve como um rito de passagem para esses 300 alunos. Afinal, a partir dessa capacitação eles podem buscar – e encontrar – a recolocação no mercado de trabalho, a promoção no atual emprego ou até mesmo a abertura do próprio negócio.
“A cada formatura é uma nova emoção. Ver a concretização de diversos sonhos, hoje de mais de 300 sonhos, recebendo não só a certificação profissional, a qualificação para o trabalho e o emprego, como recebendo dignidade. Então para a gente é sempre emocionante. Nunca imaginávamos chegar ali em números tão expressivos, mas a gente fica feliz. E que venham mais pessoas participar da Escola de Ouro Andreense”, afirmou a primeira-dama Ana Carolina Serra.
O evento contou ainda com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris, e da coordenadora do Fundo Social de São Paulo, Leila Lasnaux.
“Fui procurar cursos gratuitos para fazer e não achava. Um dia uma prima me indicou a Escola de Ouro. Fiz dois cursos e foram praticamente dois meses morando na escola. Me ajudaram muito a levantar minha autoestima para construir meu império, que é meu salão, que hoje está sustentando meu lar”, exaltou Andreza dos Santos de Oliveira, 30 anos, casada, mãe de dois filhos e que abriu seu próprio salão há oito meses após realizar qualificações nos cursos de design de sobrancelhas e depilação. “Hoje indico os cursos para minhas clientes e sugiro que insistam, porque quando você sonha, vai além”, completou.
A Escola de Ouro Andreense já distribuiu aproximadamente 85 mil certificados de conclusão de curso para munícipes de Santo André. As ofertas de qualificação são para diversas áreas, como artesanato, gastronomia, beleza, costura, informática, administração e outras.
Todos os cursos são gratuitos e contam com instrutores capacitados visando justamente a qualificação. Além disso, por meio de parcerias com empresas e comércios da cidade, alunos podem ser indicados para oportunidades no mercado de trabalho, consequentemente finalizando a qualificação já empregados – ou no mínimo cadastrados no banco de talentos.
“Quem puder fazer os cursos, faça, são de graça. Quando se sabe, consegue tirar o próprio dinheiro, ganhar alguma coisa. Foram 15 dias de curso, comprei muito tecido e vendi muitos pijamas. É um projeto maravilhoso, muito organizado, os professores ajudam de verdade”, enalteceu Nolia Santos, 50 anos, cabeleireira que se formou no curso de costura – durante a pandemia, inclusive, participou do programa Costurando com Amor.
Mais informações e inscrições estão disponíveis no site www.escoladeouro.com.br para cursos das mais diversas áreas, como costura, beleza, gastronomia, desenvolvimento pessoal, informática, artesanato, construção civil, saúde, segurança, empreendedorismo, cultura, administração e meio ambiente, divididos entre níveis iniciante, intermediário e avançado.
A Escola de Ouro Andreense conta com instrutores experientes, promovendo qualificação tanto presencial (em pelo menos 34 polos espalhados pela cidade) quanto virtualmente.