As turmas do maternal da Emeb Terezinha Ferreira dos Santos, no bairro Jardim Portinari, em Diadema, estão comemorando. A instituição recebeu o selo “Escola Azul” do programa Maré de Ciência, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), graças a seu projeto “Explorando o Oceano”, trabalho iniciado com as turmas E e F dos maternais, com crianças entre 3 e 4 anos.
Tudo começou com a leitura do livro infantil “O Oceano” e o grande interesse que as crianças demonstraram pelo mar depois da visita que fizeram ao Aquário de São Paulo, em 2022. A partir daí, as professoras de Educação Básica Hercília dos Santos Freitas de Oliveira e Edileuza Martins Torres elaboraram o projeto, que envolveu levantamento sobre os conhecimentos das crianças sobre o oceano, contação de histórias, filmes, músicas e poesias relacionadas ao tema.
Outra iniciativa foi a vivência “Praia na Escola”, com areia, conchas, chapéus, guarda-sol, cadeiras de praia e acessórios e projeção de elementos do mar, além de contato com materiais que simulam as texturas existentes na praia, como areia, pedras, escamas e água do mar.
Ao conhecer o Maré de Ciência, as professoras adaptaram o “Explorando o Oceano” e inscreveram o projeto no programa, conquistando o selo e se juntando às 100 escolas do Brasil que fazem parte do Escola Azul, sendo a única da rede municipal de Diadema.
A partir de agora, a escola pode contar com o apoio pedagógico do Maré de Ciência para realizar atividades, palestras e ações ligadas à disseminação do cuidado com o oceano.
Leia mais:
– Diadema aplica mais de 320 doses com a ação Vacina no Bairro
– Secretários tomam posse em evento marcado por celebração de aliança entre PT e PSB em Diadema
– Diadema promete entregar terceiro Restaurante Popular Municipal
Objetivo é envolver os pais e a comunidade
Segundo a diretora Marines Dumont, a escola terá também a missão de realizar um trabalho de conscientização com os pais e a comunidade. “O projeto gerou neles a curiosidade e o interesse em conhecer melhor o universo ligado ao oceano, e eles começaram a nos fazer muitas perguntas sobre o tema”, conta ela.
O Escola Azul trabalha de forma transversal o tema oceano dentro do currículo escolar, procurando integrar estudantes, professores, diretores e comunidade escolar para gerar conhecimento em prol da sustentabilidade.
É promovido pelo Maré de Ciência, programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP campus da Baixada Santista) dedicado a trabalhar a difusão científica e o engajamento para fortalecer a interface entre ciência, políticas públicas e sociedade.