A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, anunciou nesta segunda (29) o lançamento da pedra fundamental da Subestação São Caetano.
A agenda contou com a presença de autoridades do Governo de São Paulo e do prefeito José Auricchio Júnior.
Auricchio destacou o investimento de R$ 1 bi da empresa e quase 1 mil empregos gerados.
O prefeito aproveitou também para criticar, mais uma vez, o serviço prestado pela Enel, distribuidora de energia.
A instalação pertence ao empreendimento em construção Projeto Riacho Gran de, que pretende aumentar a confiabilidade e a capacidade de atendimento à carga mediante investimento superior a R$ 1,1 bilhão.
Com 11,8 mil m2 de área construída prevista – na avenida Guido Aliberti, 291 – a subestação contará com arranjos compactos, ideais para centros urbanos.
Trata-se da solução GIS (Gas-Insulated Switchgear ou Aparelhagem Isolada a Gás, na tradução), utilizada onde há restrições de espaço e ruído, pois ocupa área até 75% menor que a convencional.
“O início da construção da Subestação São Caetano é um marco importante do Projeto Riacho Grande que trilha a última etapa de construção para interligação das linhas de transmissão. Com investimento robusto e uma localização estratégica, esta instalação compacta e abrigada vai aprimorar, significativamente, a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica para a região do ABC e São Paulo”, afirma Dayron Urrego, diretor-executivo de Projetos da ISA CTEEP.
Projeto Riacho Grande
O empreendimento engloba duas linhas de transmissão subterrâneas de alta tensão de 345 kV, que somam 44,6 km, uma linha de transmissão aérea de 345 kV, com 9 km, a ampliação de duas subestações (Miguel Reale e Sul) e a construção uma nova compacta e abrigada com capacidade de transformação de 800 MVA de potência (São Caetano), ideal para centros urbanos. Arrematado no Leilão de Transmissão no 01/20 (Lote 7), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto tem previsão de ser entregue até março de 2026.