Recém-chegado à GCM (Guarda Civil Municipal) de Ribeirão Pires, o cão Urso, um Golden Retriever de seis meses, foi apresentado aos alunos da EM (Escola Municipal) Yoshihiko Narita, na manhã desta sexta-feira (1). A visita faz parte de atividade de integração realizada pelos agentes de segurança municipais nas escolas da rede da Estância.
Durante a visita, os estudantes do Narita puderam interagir com o cão e também fazer perguntas sobre a atuação do animal em operações da GCM. Muito dócil, Urso retribuía as carícias com muita animação e pequenas lambidas nas mãos dos alunos. A guarda pretende levar Urso a outras unidades escolares.
Apresentado como uma surpresa aos alunos da unidade escolar, Urso causou alvoroço entre os estudantes. Todos correram para tentar acariciar o cachorro, que demonstrava estar muito animado com a visita. Dada a pequena aglomeração em volta do cão, os professores organizaram uma grande fila para que todos os estudantes pudessem fazer um cafuné no Golden.
Leia mais:
– Parque Oriental de Ribeirão Pires ganha monumento em homenagem à colônia japonesa
– Ribeirão Pires realiza segundo fim de semana do Day Park
– Ribeirão Pires celebra 70 anos com show de Edson e Hudson e atrações gratuitas
Programa Escola Mais Segura
“As crianças adoram quando levamos os nossos cães para fazer visitas nas escolas. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer um animal que pertence à GCM, entender o que ele faz junto com os guardas e também de entender a nossa atuação na cidade. O Urso, por exemplo, fará parte do programa Escola Mais Segura e também se especializará em detectar entorpecentes”, declarou a subinspetora Silvana, que estava acompanhada dos soldados Simões e Mendes.
Urso chegou à corporação em janeiro desse ano, por meio de doação do Canil Tweedmouth, na região de Cotia. Além de Urso, a GCM de Ribeirão Pires recebeu, do mesmo canil, Ragnar, também um Golden Retriever. Ambos animais estão passando por treinamento, o que deve durar um ano e meio.
Os cães prestarão auxílio em operações da GCM, como busca de entorpecentes, ações de vigilância e também na detecção de pessoas desaparecidas. Além de Urso e Ragnar, o Canil da GCM da Estância conta com Airon, um pastor belga de cinco anos, que atua nas ações de campo da guarda.