O Departamento de Educação Popular da Secretaria de Educação de Diadema acumula números expressivos: são mais de 1.300 moradores da cidade, entre adolescentes, jovens e adultos, atendidos pelos diferentes projetos ligados ao setor, em iniciativas que têm como objetivo impulsionar essas pessoas acadêmica e profissionalmente.
Tendo como ponto focal o Centro de Formação Carlos Kopcak, as atividades incluem aulas em cursinhos populares preparatórios para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), cursos de idiomas e as turmas do programa Adolescente Aprendiz.
Também é o Departamento de Educação Popular responsável pelo programa Ação Compartilhada, iniciativa que já promoveu importantes transformações sociais na cidade quando foi lançado, na década de 1990, e que foi resgatado pela gestão do prefeito José de Filippi Júnior. Formações que são feitas com objetivo de fortalecer os vínculos comunitários e que são multiplicadas em suas comunidades por essas lideranças.
Em conjunto com o Departamento de Formação, o setor responsável pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico Raciais (Nerer) concentra discussões e reflexões sobre como as questões raciais atravessam as relações dentro de toda a rede de Educação da cidade.
Leia mais:
Central de monitoramento evita furto em escola de Diadema. Veja o vídeo
Embaixador do Chile no Brasil visita área educacional e conhece projetos da rede pública de Diadema. Veja vídeos
Diadema inaugura mais uma creche na região norte
Cultura e história afro-brasileira e indígena e racismo estrutural estão na pauta
Se o Programa Diadema de Dandara e Piatã garante o ensino de cultura e história afro-brasileira e indígena para os estudantes, o Nerer convida os educadores demais funcionários da pasta a refletir sobre o racismo institucional e estrutural.
“O Centro de Formação Carlos Kopcak nasceu com a missão de ser um potencializador da juventude”, afirmou a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches.
“A gente atende na rede municipal a criança até 11 anos, mas por meio dos projetos do Kopcak a gente vai além, a gente tem o adolescente fazendo o Adolescente Aprendiz, os jovens e adultos estudando um segundo idioma, uma série de possibilidades para que essa pessoa siga se desenvolvendo”, pontuou.
O acesso e a permanência no ensino superior dos moradores da cidade também são razões de ser do Departamento de Educação Popular e do Centro de Formação Carlos Kopcak. “A gente tem aqui polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil), da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e temos nos mobilizado muito para que as pessoas acessem essas plataformas e possam cursar o ensino superior”, declarou a coordenadora pedagógica do Centro de Formação Carlos Kopcak, Beatriz Manocchi.
Aulas de inglês, espanhol e italiano também são destaque
Diadema foi em 2023 a cidade com maior número de pessoas inscritas para os cursos da Univesp entre os sete municípios do Grande ABCD.
No Centro de Formação, atualmente, além do cursinho popular Ordalina Cândido, adolescentes jovens e adultos têm aulas de italiano, espanhol e inglês. Para o inglês, mais de 150 pessoas aguardam na fila de espera.
“A gente quer continuar trabalhando, dando essas oportunidades para os moradores de Diadema, ampliando as aulas, as parcerias, porque a educação é a força mais transformadora de todas”, ressaltou a diretora do Departamento de Educação Popular, Evelyn Cristina Daniel. O Centro de Formação Carlos Kopcak fica na Rua Manoel da Nóbrega, 155. O telefone é o 4051-5102.