Homens e mulheres que não conseguiram estudar quando encontram na Educação de jovens e Adultos (EJA) a oportunidade de recuperar o tempo perdido e realizar muitos sonhos. Em 2023, a rede de Educação de Mauá atendeu 363 alunos da EJA nos anos iniciais, que é o 1º segmento e corresponde ao Ensino Fundamental, e 184 nos anos finais, o 2º segmento que equivale ao Ensino Médio.
O próximo ano terá 581 e 250 vagas, respectivamente. Para facilitar o acesso à educação, as inscrições e matrículas da EJA são realizadas o ano todo.
Muitas vezes, é preciso que as escolas saiam na busca ativa pelos estudantes, que se inscrevem, iniciam as aulas e acabam por desistir. Os motivos são os mais diversos, como o trabalho e a família, em casos que o estudante não consegue compatibilizar os horários ou quando a pessoa precisa cuidar dos filhos ou de algum familiar, por exemplo. Assim, as escolas vão na casa das pessoas ou entram em contato pelo telefone.
Em Mauá, a Escola Municipal Clarice Lispector recebe alunos do 1º e 2º segmentos. Em outras 13 escolas municipais, a EJA é do 1º segmento. Em todas é possível fazer a inscrição para iniciar os estudos em qualquer idade.
Para fazer a matrícula é preciso ter 15 anos ou mais e apresentar documentos como RG, CPF, histórico escolar (para quem já teve oportunidade de iniciar os estudos) e comprovante de residência.
Jovens entre 15 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Quem não tiver o histórico escolar e não puder emitir nova via na escola de origem pode solicitar a realização de uma prova de classificação.
Mais informações podem ser obtidas na Central de Vagas nos números 4544-5798 e 4512-7500 (ramal 1263).