O Domingo no Pedroso – edição especial Mês das Crianças, que ocorreu durante a manhã e a tarde deste domingo (23) no Parque do Pedroso, atraiu milhares de pessoas. Idealizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o evento proporcionou brincadeiras educativas, shows de samba, pagode e sertanejo, entrega de centenas de brinquedos e atividades de saúde, bem-estar e proteção animal.
Durante todo o dia, as crianças puderam se divertir no Gincana Ecológica, atividade em que os participantes brincam de roleta da sorte, caixa-surpresa, bola-cesto, tomba-lata, minigolfe e the wall kids, somam pontos e trocam por carrinhos, bonecas, ursos de pelúcia, bicicletas, dentre diversas outras opções. Ao todo, 500 brinquedos doados pelos munícipes nas Estações de Coleta fizeram a alegria da criançada.
A munícipe Jéssica Nogueira Damasceno, do Jardim Santo André, trouxe os quatro filhos para passear no Parque do Pedroso e aprovou todas as iniciativas. “A questão ecológica é aprendizado. Através de uma brincadeira, eles se divertem e conhecem a importância da reciclagem”, afirma, se referindo à Gincana Ecológica. Antes de participar das atividades, os pequenos levaram recicláveis, que depois foram encaminhados diretamente às cooperativas de reciclagem.
Sobre o Domingo no Pedroso – edição especial Mês das Crianças, Jéssica comentou que foi importante para valorizar o local e fazer com que mais pessoas possam se apropriar do parque. “Curti a música, comemos algodão doce e pipoca. As apresentações musicais estavam excelentes”, conclui.
Os participantes ainda puderam se divertir com brinquedos infláveis, ouvir histórias ambientais com a Tuca – personagem criada pela equipe de educação ambiental do Semasa para levar conhecimento e alegria aos pequenos, ver uma exposição de animais silvestres feita pela Polícia Ambiental e acompanhar apresentações sobre tratamento da água e gases poluentes.
Durante o Domingo no Pedroso, o Departamento de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santo André ainda realizou ação de posse responsável e cadastro para o RGA (Registro Geral do Animal) dos pets presentes. Além disso, o Departamento de Vigilância à Saúde fez cadastramento para castração gratuita de animais domésticos e encoleiramento de pets para evitar pulgas e carrapatos.
Outro parceiro do evento foi a Faculdade de Medicina do ABC. Estudantes da instituição levaram uma a exposição de trabalhos ambientais, atividades científicas, pintura e terrário. Todas as atrações do Domingo no Pedroso ocorreram das 10h às 17h.