Começa nesta semana o processo que vai escolher por eleição direta os novos diretores, diretoras, vice-diretores e vice-diretoras das 60 escolas e do CAIS (Centro de Atenção a Inclusão Social) da rede municipal em Diadema. Podem votar nas chapas que se candidataram pais e responsáveis pelos estudantes, alunos maiores de 18 anos, integrantes da gestão escolar, professores, agentes de apoio, agentes de cozinha e bolsistas que atuem nas unidades escolares.
Todo o processo teve início em junho, quando os interessados a concorrer aos cargos de diretor, diretora, vice-diretor e vice-diretora passaram por 46 horas de um curso formativo. Nas escolas, as chapas foram divulgadas e a comunidade escolar informada sobre quem vai concorrer. Os eleitos este mês farão parte da equipe gestora por três anos, entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2026.
A coordenadora do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação, Katia Nunes, destacou que é muito importante a participação de toda a comunidade escolar nessa ação democrática da escolha da direção das escolas municipais e CAIS. “Esse momento faz parte de uma das diretrizes da Secretaria da Educação que é a gestão Democrática, além da oportunidade a todos professores e professoras da rede municipal de passar pela experiência da gestão com o aval da comunidade e servidores”, afirmou. “Tudo isso contribui para uma gestão pública de qualidade e de direitos”, concluiu.
A eleição será dividida entre as etapas educacionais. Entre os dias 9 e 11 de novembro (sexta-feira) serão escolhidos os candidatos das creches. Entre os dias 16 e 18 de novembro, a eleição será nas escolas de ensino fundamental. E entre os dias 21 e 25 de novembro, com exceção do dia 24 – data em que haverá jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar – será a vez das escolas de educação infantil e CAIS. A eleição ocorre o dia todo, no horário de funcionamento das unidades. Para votar, é preciso apresentar um documento de identidade.