A Secretaria Municipal da Saúde de Diadema, por meio da Vigilância Sanitária, organizou a primeira oficina de atualização em higiene e boas práticas de manipulação de alimentos para cozinhas industriais, no auditório do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, no centro.
A atividade de educação em saúde reuniu representantes de cerca de 60 empresas do município.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Vivian Santos, destacou a importância da proximidade do serviço com a população.
“Essa é a primeira oficina de muitas que faremos no município, que marca uma postura mais orientativa e de uma Vigilância Sanitária atuando mais próxima da população”, afirmou.
A oficina foi ministrada pela equipe de Alimentos da Vigilância Sanitária, Claudia Scinachi, Roseane de Jesus Santos e Taiz A. Martins Bento.
Também participaram representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema.
Entre os temas abordados, estiveram os pontos críticos de controle em serviços de fornecimento de alimentos na qualificação de fornecedores, recebimento de alimentos, armazenamento, pré-preparo e preparo, distribuição, higiene de instalações, móveis e utensílios, água, resíduos e controle integrado de pragas.
Os participantes tiraram dúvidas e receberam um documento detalhado das boas práticas a serem seguidas pelos estabelecimentos.
Proteger a saúde da população
A Vigilância Sanitária é responsável pelo gerenciamento de risco e emissão das licenças sanitárias, controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos.
Realiza também a fiscalização de serviços de interesse da saúde como hospitais, clínicas odontológicas, indústrias e distribuidoras, entre outros.
Serviço
Vigilância Sanitária
Av. Antônio Piranga, 614 – Centro (prédio anexo ao Quarteirão da Saúde)
Telefones: 11 4043-8179 / 4043-8214
E-mail: visa@diadema.sp.gov.br







