Dando sequência a reformulação da rede de Urgência, Emergência e Hospitalar em Diadema, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai implantar três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na cidade.
Os equipamentos vão compor o planejamento de reorganização estrutural da rede de Saúde, que conta com o Programa UBS Nota 10, reformas do Hospital Municipal e avanço do projeto do novo hospital público, no Centro. E as mudanças para efetivar essas conquistas já começaram.
UPA Centro
O Pronto Socorro Central (PSC), que funciona ao lado do Centro de Especialidades do Quarteirão da Saúde (QS), será a primeira UPA da cidade. O Plano de Urgência e Emergência solicitando a habilitação do PSC como UPA Ampliada Porte III já está no Ministério da Saúde para validação. A partir da aprovação, o município passa a receber repasse financeiro do Governo Federal.
Paralelamente a isso, será executada reforma para aumentar 18 novos de leitos. A previsão é inaugurar a unidade no primeiro semestre de 2024.
A estrutura da UPA prevê raio-X, eletrocardiograma, laboratório de exames e leitos de observação para atendimento de urgência e emergência em casos de pressão alta, dor no peito, infartos, derrame, dor abdominal, sangramento e hemorragia, dificuldade de respirar, febre alta, traumas, acidentes, parada respiratórias, ferimentos, cortes e choques elétricos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a UPA possui resolutividade de 97% e, quando necessário, encaminha o paciente para hospital de referência.
Leia mais:
– Diadema lança campanha #TamoJunto pela vida no trânsito
– Diadema participa de reunião com Estado para discutir Regionalização da Saúde
– Diadema fornece óculos a mais 186 estudantes da rede municipal
UPA da Região Norte
O projeto prevê a construção de um novo bloco ao lado do edifício onde hoje funciona uma UBS e o Pronto Atendimento Paineiras. A Unidade deverá realizar cerca de 12 mil atendimentos por mês, incluindo atendimento pediátrico, que hoje só é feito no PA Eldorado e no Pronto Socorro Central.
A ideia é que a UBS siga existindo e, em breve, será revitalizada dentro das melhorias do Programa UBS Nota 10.
UPA da região Sul
Está em andamento os estudos de viabilidade técnica. Enquanto o município trabalha na captação de recursos e a obra não tem início, os moradores da região estão sendo contemplados com a reforma do prédio que abriga o Pronto Atendimento/UBS Eldorado.
Atualmente os serviços de saúde são interligados e, após as intervenções ficarão independentes, com entradas separadas, facilitando o fluxo de pacientes e a organização dentro de cada unidade. As farmácias também serão separadas e o horário de atendimento ampliado.
No Pronto Atendimento, serão construídas novas salas de pediatria e medicação infantil. Será ampliado o número de salas para triagem/classificação de risco, bem como os leitos para observação. A reforma será concluída nos próximos meses.
Entenda o que cada serviço atende
UBS: é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Oferta consultas, grupos educativos, oficinas de planejamento familiar, vacinas e dispensação de medicamentos. Funciona de segunda a sexta-feira.
UPA: Atendimento de urgência e emergência em clínica médica e pediatria para problemas agudos de saúde, como pressão alta, febre, cortes e outros. Também é opção quando as UBS estão fechadas.
Funcionam 24 horas, sete dias por semana.
Pronto Socorro do Hospital Municipal: Porta-aberta para o atendimento em ortopedia, saúde mental/psiquiatria, cirurgia geral e gineco-obstetrícia, além de casos referenciados considerados mais graves de clínica médica. Funciona 24 horas, sete dias por semana.
Hospital Municipal (HMD): Atendimento de urgências e emergências onde há risco de vida (como infartos, derrames, apendicites) e pacientes acidentados ou com fraturas, cirurgias de emergência, acompanhamento cirúrgico, internações e exames diagnósticos mais elaborados (agendados ou para pacientes em internação). Além disso, possui maternidade e berçário, e faz parte da Rede de Urgência e Emergência, sendo referência para o SAMU de Diadema e para as Unidades de Pronto Atendimento do município. Funciona 24 horas, sete dias por semana.
Classificação de risco: Nos serviços com atendimento 24 horas e no acolhimento das UBSs, o paciente passa pela classificação de risco, por nível de urgência, para que possam ser priorizados os casos com ameaça à vida.