Em breve, os moradores da região norte de Diadema terão uma nova referência no atendimento pediátrico: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paineiras, que tem previsão de entrega para a população em dezembro deste ano.
A data foi divulgada pelo prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, durante vistoria das obras, em 24 de setembro.
Acompanhado do secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, do secretário adjunto, Gustavo Tomaz, do secretário adjunto de obras, Edmilson Martins, representantes da Câmara Municipal e equipe técnica dos serviços (UPA e UBS), Taka vistoriou o andamento das obras e falou sobre as alterações após revisão do projeto inicial de construção da UPA.
“Estamos acompanhando de perto e caminhando para entregar mais uma obra para que possamos avançar ainda mais na saúde do município. O projeto teve adaptações e vai poder contar com fast track, UPA Infantil e mini-lab. O que há de mais moderno para oferecer o melhor atendimento para a população”, afirmou o prefeito.
Atualmente, a referência pediátrica 24 horas é composta pela UPA Centro e pelo Pronto Atendimento (PA) Eldorado.
Com a inauguração da UPA Paineiras, serão três serviços que passam a contar com pronto atendimento infantil. No equipamento da região norte, a ala pediátrica e a ala clínica utilizam a mesma estrutura física, porém se concentram em áreas distintas para facilitar o flux o e o atendimento, o que permite um acolhimento mais lúdico para crianças e jovens da cidade.
“Esse vai ser um salto na qualidade na saúde de Diadema, tanto em estrutura física e tecnológica como na equipe de profissionais, que será ampliada. Os moradores da região e da cidade ganham com esse novo equipamento”, ressalta o secretário de Saúde. A equipe do serviço passará de 92 profissionais para 250, em quatro turnos.
A área construída foi ampliada em 263 m2, o que permitiu ultrapassar 2.000 m² de área útil.
A parte administrativa ficará no piso superior, enquanto o atendimento aos pacientes vai se concentrar no térreo. Entre as áreas criadas no novo layout estão: salas para eletrocardiograma (ECG), enfermagem, serviço de nutrição e dietética, farmácia e dispensação com sala de espera, mini laboratório de análises clínicas, além de mais uma sala de classificação de risco e um consultório de clínica médica.
Outra novidade é o sistema fast track, que consiste em estratégia de atendimento mais rápido para casos leves e de baixa complexidade, com consultório e sala de medicação acoplada.
Com isso, é possível otimizar o fluxo, diminuir o tempo de espera e liberar os recursos da UPA, bem como equipe técnica, para casos mais graves e/ou complexos.
A quantidade de cadeiras para acomodação em espera, nas áreas de recepção, clínica, infantil, medicação e fast track, passou de 45 para 161. Também foram ampliados mais 56 pontos de gases medicinais, utilizados geralmente em medicações, atendimentos de urgência/emergência e inalações.







