A partir de setembro, o período de coleta de exames nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema passou de uma para três horas.
Com início às 7h da manhã, o encerramento do período de coleta saltou das 8h para as 10h, de segunda a sexta-feira.
O prefeito Taka Yamauchi e o secretário-adjunto de Saúde, Gustavo Tomaz, visitaram, nesta segunda-feira (15), a UBS Paineiras para verificar o andamento do novo fluxo.
“Já implantamos os minilabs nos prontos atendimentos e no Hospital Municipal e, agora, ampliamos o horário de coleta de exames. Estamos respeitando o tempo da população e oferecendo mais qualidade no atendimento. Quem chega às unidades de saúde não precisa mais enfrentar esperas ou perder o exame por conta do horário antes reduzido. São medidas simples, mas que demonstram o compromisso da nossa gestão em garantir mais dignidade, respeito e cuidado real com cada morador de Diadema. Nossa cidade merece uma saúde de excelência, e estamos trabalhando todos os dias para isso!”
A medida permite que a população possa se organizar com mais tranquilidade dentro desse horário, o que diminuirá também a fila durante abertura das Unidades Básicas.
Além disso, os profissionais de saúde conseguem atender os moradores mesmo se houver aumento de demanda em algum dia.
“Isso amplia o acesso ao serviço de saúde. Quando o usuário faz o exame de forma célere, é possível melhorar o acompanhamento de saúde e detectar precocemente alguma enfermidade”, explica o secretário adjunto.
Duas mudanças realizadas nesta gestão possibilitaram ampliar o horário de coleta.
A primeira foi o Programa Exame Sem Demora, que disponibiliza os exames laboratoriais por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.
A segunda foi a implantação dos mini-labs nos Pronto Atendimento (UPA) Eldorado e Paineiras e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, que possibilitou o munícipe consultar o resultado do exame após 24 horas.
Mais informações em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-avanca-na-saude-com-exames-sem-demora-resultados-em-ate-59-minutos/.
Por Renata Nascimento
Foto: Adriana Horvath






