Para ter voz e fazer parte do processo de definição de prioridades na saúde do município, do estado e do país, Diadema realiza na próxima terça-feira (14), a partir das 13h, no auditório do Quarteirão da Saúde, uma plenária de saúde, etapa municipal obrigatória como preparação para a 9ª Conferência Estadual de Saúde e 17ª Conferência Nacional da Saúde.
Toda a população pode participar. O credenciamento dos participantes se dará entre 13h e 14h30 e, após a cerimônia de abertura, serão formados grupos temáticos para discussão e elaboração de propostas. O tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” vai permear as discussões dos quatro eixos da conferência: 1. O Brasil que temos. O Brasil que queremos; Determinantes e condicionantes para a qualidade de vida; 2. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Participação social, cidadania, ética e responsabilidade; 3. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; O acesso da população em tempo oportuno, cuidado integral, Regionalização das Redes de Atenção à Saúde; e 4. Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas, Políticas e ações de gestão, educação, ciência e tecnologia e inovação em saúde.
“A participação da população na Plenária Municipal é crucial, sobretudo, para que possamos apontar as necessidades do município que são de responsabilidade do Estado e da União. É através da participação social que efetivamos a democracia e auxiliamos no fortalecimento do SUS”, afirmou Marusa Fernandes da Silva, assessora responsável pela área do Controle Social na Secretaria Municipal da Saúde.
Durante essa etapa, serão priorizadas duas diretrizes por eixo temático, em âmbito estadual e federal, totalizando oito propostas de Diadema. O Relatório Final da Etapa Municipal, que será produzido pelo Conselho Municipal de Saúde, deverá ser encaminhado à Comissão de Apoio Regional do Departamento Regional de Saúde – DRS-1 até 13 de março.
Delegados
Também serão eleitas 24 pessoas como delegadas para representar o município na etapa macrorregional. Metade delas (12) são do segmento de usuários de serviços de saúde, seis de trabalhadores e seis de gestores.
O regimento completo está disponível em https://portal.diadema.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/001REGIMENTO-DA-PLENARIA-ETAPA-MUNICIPAL-DA-17a-CONFERENCIA-NACIONAL-DE-SAUDE-DIADEMA-26.01.23.pdf.
A Etapa Macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde acontece no dia 22 de março. Em maio, nos dias 29, 30 e 31, acontece a 9ª Conferência Estadual da Saúde. Já a 17ª Conferência Nacional de Saúde ocorrerá entre 2 a 5 de julho.
Serviço:
Etapa Municipal da 17ª Conferência Nacional da Saúde
14 de fevereiro de 2023, terça-feira, das 13h às 17h30.
Local: auditório do Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.