Cerca de 200 moradores e lideranças da cidade, juntamente com Taka Yamauchi, os vereadores Boy, Eduardo Minas, Reinaldo Meira, Cabo Ângelo, a ex-vereadora Cida Ferreira e os ex-vereadores Juninho do Chicao, Marcos Michels e. Sérgio Mano, circularam neste sábado (2) pelas ruas do centro de Diadema para protestar contra a taxa do lixo aplicada na cidade e aprovada por 15 vereadores. A taxa é cobrada junto com a conta de água e está em vigência desde o mês de abril.
O movimento alega que a taxa é abusiva e promete ir à Justiça para tentar reverter a cobrança. Segundo panfleto distribuído na manifestação, “moradores que pagavam cerca de R$ 240,00 por ano, com a nova taxa vão pagar R$ 1.200 ao final dos 12 meses”.
Segund o Taka Yamauchi, além de irregular e abusiva, a nova taxa “irá aumentar a evasão de empresas da cidade e contribuir para o desemprego do município”. O ex-candidato a prefeito anunciou que a manifestação de hoje foi a primeira de uma série que estão previstas.
“Não iremos parar enquanto essa taxa não for revogada”, comentou Taka, que circulou pelos comércios para pedir que os munícipes e comerciantes assinassem o abaixo-assinado que está sendo organizado pelo movimento.
Sobre as eleições, Taka afirmou que é pré-candidato a prefeito da cidade nas eleições de 2024. Mas salientou que esse é um “movimento de cidadania, democrático e cujo principal objetivo é garantir o direito da comunidade que já está cansada de pagar tantos impostos”.
Veja os vídeos.