Diadema sedia, nesta segunda-feira (1/4), às 14h, no Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300, Centro), o lançamento nacional do Programa Manuel Querino, projeto que oferece qualificação social e profissional a jovens entre 16 e 29 anos.
A iniciativa foi inspirada no programa Adolescente Aprendiz da Secretaria de Educação de Diadema. A região do ABC receberá a primeira turma do programa no país.
A iniciativa oferece 3.750 vagas, com bolsa mensal no valor de R$ 300,00 para jovens, sendo 1950 vagas no primeiro semestre para os cursos de Eficiência Energética (eletricista de sistema de energias renováveis); Turismo (condutor de turismo em unidades de conservação ambiental local e condutor de turismo em espaços culturais locais) e Produção Cultural (agente e assistente de produção).
A realização dos cursos ocorre dentro do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que na região está sendo implementado em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que articulou a implementação do projeto, e a Universidade Federal do ABC (UFABC), que irá ministrar as aulas.
O evento contará com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.