Com orientações e atendimentos para hipertensão e diabetes, o Programa Saúde no Território foi realizado nesta sexta-feira (26) na Associação Comunitária de Todos Nós Morro do Samba e Beira Rio, território da Unidade Básica de Saúde (UBS) Serraria, em Diadema.
O secretário municipal da Saúde de Diadema, José Antônio da Silva, explicou os objetivos da ação e destacou que a equipe está aberta para ouvir sugestões e demandas dos moradores, além de ser também um momento de tirar dúvidas e prestar contas das ações realizadas.
Leia mais:
– Diadema entrega recapeamento de oito ruas no Campanário
– Diadema: Ocorrências criminais caem 36% em áreas com tótens de vigilância
– Diadema lança o programa Emprega + EJA
“Reforçamos as ações de prevenção e promoção à saúde para hipertensão e diabetes nesta edição e reiteramos a importância do diálogo com a população para avançar cada vez mais na qualidade dos nossos serviços”, afirmou.
A gerente da UBS Serraria, Kátia Lima Santos do Prado, destacou a importância de levar a ação para a associação comunitária. “O Saúde no Território tem como proposta estender as ações da UBS para espaços no território, proporcionando estreitamento de vínculo com as pessoas, a parceria com as associações locais e melhor acesso à saúde para a população”, disse.
A ação contou com 65 pessoas atendidas, sendo: consulta médica (45), avaliação antropométrica (65), verificação da Pressão Arterial (65), verificação da Glicemia Capilar (65), atendimento social (5) e atendimento nutricional (8).
Foram identificados seis casos de rastreamento de hipertensão, dois casos de rastreamento de diabetes, 15 de hipertensão descompensada, quatro de diabetes descompensada, 12 pessoas com sobrepeso e quatro com obesidade grau 1.
Ciclos
O encontro no Serraria integra o segundo ciclo do Programa Saúde no Território, que teve início em 29 de janeiro deste ano. O primeiro ciclo foi realizado entre abril e agosto de 2023, com participação de mais de 1.000 pessoas em 20 encontros nas áreas de abrangência de todas as UBSs do município.
A iniciativa é organizada pelas equipes das UBSs, conselhos gestores, coordenação de Atenção Básica e gabinete da Secretaria Municipal da Saúde.