Com três novas ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Diadema passa a contar com 20 viaturas.
Os novos veículos foram enviados pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2024, a nova gestão municipal encaminhou toda a documentação e agora estão prontos para entrar em operação.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, visitou a sede do SAMU na manhã deste domingo (02/02) e destacou o ganho para melhorar o atendimento à população.
“A incorporação de três novas ambulâncias é uma entrega importante e uma boa notícia para a cidade. Tem muito a ser feito e vamos fazer, a equipe da Saúde está de parabéns”, afirmou.
Acompanharam o prefeito o secretário da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, o secretário-adjunto da Saúde, Gustavo Tomaz, e o secretário de Planejamento e Gestão, Bruno Gabriel.
As três novas viaturas são de Unidade de Suporte Básico (USB), que são utilizadas para atender casos de menor complexidade.
Do total, o SAMU Diadema conta ainda com Unidades de Suporte Avançado (USA), que são utilizadas para casos mais complexos, e reserva técnica para substituir a ambulância em caso de realização de manutenção preventiva e corretiva.
Atendimentos
Em janeiro de 2025, o SAMU recebeu 3.310 ligações. Desse total, foram 2.190 atendimentos com envio de ambulâncias e 675 de informações prestadas, entre outros.
A primeira causa de atendimentos é de clínico adulto (doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo), seguida de causas externas (acidentes) e de psiquiatria.
Além de atender emergências pelo número 192, o SAMU realiza transferências de pacientes de um hospital para outra unidade hospitalar e transporte sanitário ambulatorial de pacientes acamados.