A programação do Projeto Lá Lá Lá realiza apresentações gratuitas de Teatro Lambe-Lambe em espaços públicos de Diadema, nos dias 22 e 24 de agosto.
Após estrear no Festival Endêmica em julho, o Projeto Lá Lá Lá leva agora ao público três espetáculos de Teatro Lambe-Lambe ao ar livre, com sessões individuais e simultâneas, apresentadas por artistas com trajetória nas artes cênicas e no teatro de formas animadas. As apresentações acontecem:
- 22/08 (sexta), das 18h às 20h, no Centro Cultural Taboão (Av. Dom João VI, 1393 – Taboão);
 - 24/08 (domingo), das 10h às 12h, na feira livre do Serraria (R. Margarida Maria Alves – Serraria).
 
Os espetáculos são:
- “Asas para o Mundo”, de Lourdes Maria Rosa;
 - “Revelação”, de Vanessa Costa;
 - “O menor circo do mundo”, de Rodrigo Barbosa;
 
Além das apresentações, a programação do projeto inclui:
- Mostra final com os teatros Lambe-Lambes produzidos pelos participantes da oficina, no dia 06 de setembro, às 19h também no Centro Cultural Serraria.
 
O “Menor Circo do Mundo”, de Rodrigo Barbosa, encanta o público no formato intimista do Teatro Lambe-Lambe – Foto: Rafael Trivigno
Idealizadoras e linguagem teatral: conheça quem criou o projeto e o que é o teatro Lambe-Lambe
O projeto é idealizado por Lourdes Maria Rosa e Vanessa Costa, artistas com vínculo artístico em Diadema, e tem como objetivo difundir o Teatro Lambe-Lambe no município.
A ação conta com patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio do Plano Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura.
O Teatro Lambe-Lambe é uma linguagem cênica em miniatura.
Os espetáculos são encenados dentro de uma pequena caixa, e o público assiste sozinho, por uma abertura, como uma janelinha, onde é possível ver a cena em miniatura.
Enquanto isso, o artista manipula bonecos, objetos e trilhas sonoras do lado de fora. Cada sessão dura de 1 a 5 minutos e proporciona uma experiência íntima e poética.
Tradicionalmente, o termo Lambe-Lambe era usado para se referir aos fotógrafos de rua que trabalhavam com câmeras antigas.
Vanessa Costa, uma das idealizadoras do projeto, destaca: “A técnica, criada por Denise di Santos e Ismine Lima, é inclusiva e acessível, permitindo que qualquer pessoa, seja para atuar ou assistir, tenha uma experiência única. Seu formato simples e portátil quebra barreiras, tornando a arte democrática e universal”.
Vanessa conta sobre o processo de criação do espetáculo “Revelação”, inspirado por memórias afetivas de sua infância com o pai.
“Durante meu trabalho como Palhaça Kariri Xodozinha, comecei a criar intervenções que interagiam com o público, e foi aí que comprei uma miniatura de câmera fotográfica na 25 de Março. Usava para brincar com o público, fingindo tirar fotos e mostrando a mini câmera. Com o tempo, isso me trouxe à memória como meu pai gostava de tirar fotos, mas eu nunca aparecia, pois estava sempre por trás da câmera. Esse foi o ponto de partida para o espetáculo.“
O “Revelação” é um processo pessoal de superação e busca por independência, já que é meu primeiro projeto sem depender totalmente do meu companheiro. Ele me ajudou, mas a criação do espetáculo e a realização dele são minhas, o que marca uma conquista importante para minha jornada”, finaliza Vanessa.
Serviço:
Projeto Lá Lá Lá – Laboratório Lambe-Lambe
Apresentações gratuitas em Diadema:
- 22/08 (sexta), das 18h às 20h – Centro Cultural Taboão(Av. Dom João VI, 1393 – Taboão, Diadema – SP)
 - 24/08 (domingo), das 10h às 12h – Feira livre do Serraria (R. Margarida Maria Alves – Serraria, Diadema – SP)
 
Espetáculos:
• Asas para o Mundo – Lourdes Maria Rosa ; Revelação – Vanessa Costa e   O menor circo do mundo – Rodrigo Barbosa
Sobre o projeto Lá Lá Lá 
O Projeto Lá Lá Lá – Laboratório Lambe-Lambe resgata memórias e semear novas formas de expressão por meio do teatro de animação em miniatura. Com foco na comunicação sensível, no acolhimento poético e na consciência ambiental, a proposta valoriza o diálogo entre artista e espectador, promovendo acesso democrático à arte.
Criado no Brasil em 1989, o Teatro Lambe-Lambe é uma linguagem cênica intimista, apresentada em espaços públicos com sessões individuais de curta duração. Em Diadema, o projeto promove a circulação de espetáculos criados por artistas locais, uma oficina formativa e uma palestra com especialista, fortalecendo a difusão desta técnica reconhecida como uma das grandes invenções do teatro de animação contemporâneo.
Como define Denise Di Santos e Ismine Lima, as criadoras dessa linguagem teatral no Brasil: “O Teatro Lambe-Lambe pode tudo, mas qualquer coisa não pode”.
									 
					
    
    
											
    






