Neste mês, a Unidade de Vigilância a Zoonoses (UVZ) de Diadema disponibilizará a aplicação de vacina contra a raiva animal nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, ou enquanto houver disponibilidade de doses. A aplicação das vacinas é feita por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.
“Essa é uma ação de rotina realizada mensalmente. Mesmo que não haja mais necessidade de campanhas de vacinação, é importante o tutor proteger o animal da doença, demonstrando o cuidado com o pet e a população em geral”, ressalta a veterinária e coordenadora da UVZ, Nanci do Carmo.
A situação epidemiológica da raiva animal está controlada no estado de São Paulo e, por isso, as campanhas de vacinação antirrábica foram suspensas desde 2020. Entretanto, a vacinação contra a raiva animal deve ser administrada anualmente.
Quem pode receber a dose
Podem ser vacinados cães e gatos com mais de três meses de idade, com exceção de fêmeas prenhes ou com suspeita de estarem e animais em tratamento para doenças ou muito debilitados, pois algumas medicações e comorbidades podem influenciar na efetividade da vacina.
A Prefeitura disponibiliza no site informações e principais dúvidas sobre a vacinação antirrábica. Confira em https://portal.diadema.sp.gov.br/conheca-o-calendario-de-vacinacao-antirrabica-para-fevereiro/.
Serviço:
Vacinação antirrábica para cães e gatos
30 e 31 de outubro e 1 de novembro de 2023, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Local: Unidade de Vigilância a Zoonoses (UVZ). Rua Ipoá, 131 – Inamar.
Tel.: 0800 77 10 963.