Os moradores do Núcleo Habitacional Dom João VI, no bairro Taboão, em Diadema, comemoram uma boa notícia.
A Prefeitura terminou as obras de reforma da Passagem Teresina, que ganhou reparos na parte que é escadaria, na rede drenagem e troca de piso.
A entrega das melhorias foi feita pessoalmente pelo prefeito Taka Yamauchi.
O chefe do executivo esteve na Passagem Teresina, uma das principais vias de acesso ao núcleo, onde conversou com moradores e fez um balanço do que foi realizado.
“Estamos entregando, aqui, nesta comunidade, a conclusão da manutenção da Passagem Teresina e, este ano, o município aplicou recursos de cerca de R$ 14 milhões em benfeitorias dentro de núcleos habitacionais. Nós sabemos o quanto essas obras são importantes para aumentar a qualidade de vida dos moradores, trazendo ainda cidadania e bem-estar. O ano que vem as obras continuarão e outros núcleos vão receber manutenções”, disse o prefeito.
O serviço realizado dentro da Dom João VI fez aumentar a acessibilidade e a mobilidade para quem mora no local.
A escadaria, além de recuperada, ganhou nova pintura e os corrimãos também passaram por manutenção.
No trecho da Passagem onde o leito é plano, bloquetes e foram substituídos, e na parte de drenagem, além de limpeza e reparos em locais que apresentavam pontos de afundamentos, foi feita a conciliação de rede, integrando o sistema com bocas de lobo, sarjetas e galerias de águas pluviais.
O trabalho de manutenção e reparos no mobiliário urbano de núcleos habitacionais em Diadema é realizado por duas secretarias municipais: a de Obras e da Habitação e Desenvolvimento Urbano.
A ação que busca, não somente, levar qualidade de vida aos moradores, tem outro propósito que é deixar os lugares mais bonitos e salubres para se morar.
No geral, as obras mais executadas são reconstruções das redes de drenagens, de escadarias, troca de pisos, reformas de centros comunitários, de praças, de quadra esportivas, do paisagismo e implantação de acessibilidade.
Canalizações e muros de contenção
Há situações dentro das comunidades que exigem obras maiores e mais complexas.
No caso do NH Jardim da Liberdade, em Eldorado, a Prefeitura implantou cerca de 100 metros de canalização do Córrego Iguassú, evitando que as águas das chuvas causassem enchentes no local.
No Conjunto Habitacional Yamberê, no Inamar, foram construídos dois muros de arrimo, sendo uma para evitar o desabamento da rua Capela e outro para segurar um talude que ameaçava cair dentro do condomínio.
Já no Conjunto Habitacional Júpiter, no Serraria, a Prefeitura executa a implantação duas quadras esportivas, para a prática de basquete 3×3, e constroi estacionamento para carros em área próxima para uso dos moradores do Conjunto.
Também fará a revitalização da Praça Júpiter, local de convivência e lazer da comunidade.
Além do NH Dom João VI, a Prefeitura executou manutenções, este ano, nos seguintes núcleos: NH Jardim Gazuza, no Casa Grande; NH Vila Popular, na Vila Nogueira; NH ABC, no Taboão; NH Nova Olinda, no bairro Canhema; NH Caviúna, no bairro Inamar; NH Nova Conquista, no Piraporinha; e NH Viela Fortaleza e NH Jardim da Liberdade, no Eldorado.







