Em um ano de funcionamento do tomógrafo instalado no Hospital Municipal de Diadema (HMD), o serviço superou a marca de 7.000 exames realizados. O equipamento foi doado pelo governo japonês e entrou em operação definitiva em junho do ano passado.
Das 7.645 tomografias computadorizadas, até junho de 2023, as mais solicitadas foram tomografias de crânio, pelve, abdome e tórax. O tomógrafo atende apenas a demanda de urgência de pacientes do Pronto Socorro Central (PSC), internados no HMD e emergências do município.
Leia mais:
– Diadema: Comemoração de aniversário da Casa do Hip Hop muda de local
– Diadema inicia Campanha de Castração Animal
– Profissionais da Educação de Diadema podem receber vacina contra meningite
Para o diretor geral do HMD, Marco Antônio Nadal, a instalação do aparelho dentro da unidade hospitalar traz celeridade na realização do exame e, consequente, rapidez no diagnóstico. “A rapidez e maior precisão no diagnóstico aumenta em muito a qualidade no atendimento médico, beneficiando sempre o paciente que nos procura”.
Em fevereiro deste ano, o município chegou à marca de 4.000 tomografias, meta estipulada no termo de compromisso pactuado entre o Japão, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), e que deveria ser cumprida em até 12 meses.