O prefeito e o vice-prefeito mirim de Diadema serão conhecidos nesta sexta-feira (5), às 14h, durante o processo de eleição e posse, que acontece na Câmara Municipal – Av. Antônio Piranga, 474, no Centro.
A iniciativa, inédita e organizada pela Secretaria de Educação, busca aproximar os alunos da rede pública do universo político, mostrando, na prática, como funcionam a democracia, a representatividade, o trabalho em equipe e a participação cidadã.
A posse terá a presença do prefeito Taka Yamauchi e outras autoridades.
O evento é a culminância de um processo amplo, que teve início em fevereiro deste ano nas 47 escolas da rede municipal, que realizaram eleições para escolher os representantes do Conselho Curumim (1º e 2º ano) e do Grêmio Curumim (3º ao 5º ano).
Esses estudantes, eleitos pelos colegas, são os que disputam o cargo de prefeito e vice-prefeito mirim.
Como parte do processo de escolha, as escolas promoveram desafios para esses representantes do Conselho e Grêmio Curumim.
O Objetivo era avaliar suas ações positivas e o grau de participação cidadã — critérios que foram considerados para a indicação às candidaturas.
Entre os pontos que contam nessa avaliação estão frequência escolar, participação nas aulas, atuação no Conselho Curumim, respeito aos pais, combate à dengue, cuidado com a natureza e boas atitudes no dia a dia escolar.
Tudo é acompanhado pelos professores responsáveis pelos Grêmios e Conselhos Curumins.
Os candidatos também precisaram apresentar um plano de governo, elaborado junto com a coordenação pedagógica e o professor coordenador Curumim, além de produzir um pequeno vídeo apresentando uma de suas propostas.
Todo esse material já foi avaliado pela comissão organizadora e, no dia 5 de setembro, três candidatos a prefeito e três a vice-prefeito disputarão a eleição, que será realizada por meio de um aplicativo que simula uma votação eletrônica.
Após a escolha, os demais participantes concorrerão a vagas no secretariado mirim, com funções que representam áreas importantes do município, como Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Meio Ambiente e Segurança.
“Queremos que nossas crianças cresçam entendendo que a política é um instrumento para transformar a vida das pessoas. Ao vivenciarem um processo democrático de forma lúdica e participativa, elas aprendem sobre responsabilidade, diálogo e respeito ao próximo — valores essenciais para construirmos uma cidade mais justa e inclusiva no futuro”, destaca o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi.







