Neste ano, o Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS), em Diadema, ampliou a oferta de consultas, exames de média e alta complexidade e retomou cirurgias como laqueadura e vasectomia.
Nos primeiros oito meses de 2023, foram realizados mais de 1,5 milhões de exames laboratoriais, por imagem e gráfico e coletas de material para diagnóstico, 52.782 procedimentos clínicos como consultas, atendimentos, tratamentos clínicos e odontológicos e terapias especializadas e 1.468 procedimentos cirúrgicos.
A equipe do serviço conta com 355 profissionais em mais de 15 especialidades e o auditório, com capacidade para 179 pessoas, é utilizado para capacitações, palestras, formaturas de residência médica e demais eventos.
Para ser atendido é preciso ter encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a porta de entrada de todo o sistema. Apenas serviços como CR IST e Ambulatório DiaTrans não precisam de solicitação.
Leia mais:
– Diadema desenvolve projeto de vagas de estacionamento para autistas
– Financiamento de dívidas de Diadema entra na segunda fase
– Natal Solidário de Diadema arrecada 56,5 toneladas de alimentos
Como funciona o agendamento
Durante a consulta com o médico da Família, na UBS de referência do paciente, será avaliado o quadro de saúde do paciente. O profissional é qualificado para diagnosticar e tratar a maioria das questões de saúde dos moradores, como diagnóstico e acompanhamento de pressão alta e doenças do coração.
Entretanto, quando há algum sintoma que precise de avaliação mais específica, o médico solicita a consulta, por exemplo, com o cardiologista, de acordo com a urgência ou risco para o paciente.
A solicitação é encaminhada para o setor de regulação – que vai regular a oferta e a demanda pela consulta. O agendamento para o Ambulatório de Especialidades Médicas Quarteirão da Saúde ou outro serviço de referência será feito de acordo com critérios como prioridade ou rotina de procedimento, o que impacta no tempo de realização. Quando a consulta é agendada, a UBS é informada e repassa para o paciente que deve comparecer no dia e horário.
Realização de exames
Quando a demanda é por realização de exames, os primeiros passos são semelhantes ao da consulta especializada. No dia da consulta na UBS de referência, o médico da Família irá colher o histórico do paciente e avaliar a necessidade de início de tratamento ou realização de exames específicos. Essa avaliação é importante, pois a simples mudança de dieta, hábitos e uso de medicamentos pode sanar o problema.
Caso haja necessidade de realização do exame, o médico faz a solicitação para o exame e a UBS encaminha para o setor de regulação que encaminha para o Ambulatório de Especialidades Médicas. O agendamento também será feito de acordo com critérios como prioridade ou rotina de procedimento, o que impacta no tempo para realização do exame.
Por exemplo, exames solicitados como prioridade ou urgência são agendados em tempo menor devido ao risco no tempo de diagnóstico do paciente.
O exame é marcado no Quarteirão da Saúde e a UBS avisada sobre data, horário e preparo. A UBS, quando recebe essa informação, repassa para o paciente que deve comparecer no dia e horário do procedimento.
Referência em oftalmologia
Durante todo o ano, o Centro de Especialidades avaliou a saúde ocular de mais de 3.000 estudantes da rede municipal encaminhados por meio do Programa Lentes do Saber, em parceria com a Secretaria de Educação. O Programa disponibilizou 723 óculos gratuitos para aqueles que necessitavam do item e ainda encaminhou para subespecialidades oftalmológicas, de acordo com cada caso.
Além disso, o município apresentou seis trabalhos no XXII Congresso da Sociedade Caipira de Oftalmologia (SOCA), evento promovido pela Sociedade Caipira de Oftalmologia nos meses de junho e julho, pelas ações desenvolvidas no Ambulatório de Oftalmologia do QS, e recebeu dois prêmios. Em abril de 2023, o Quarteirão ainda certificou a 9ª turma de Residência de Oftalmologia (2020-2023).
Confira os serviços do Quarteirão da Saúde andar por andar:
Térreo
Centro de Especialidades Médicas (CEMED)
Exames de imagem (ultrassom, mamografia, ecpcardiograma), métodos gráficos (MAPA e holter) e oftalmologia
1º andar
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Endoscopia
Centro Cirúrgico
Anfiteatro
Núcleo Interno de Regulação (NIR)
2º andar
Centro Especializado em Reabilitação (CER)
Centro de Referência em IST AIDS
DiaTrans
Rede Lucy Montoro (serviço da Secretaria do Estado)
3º andar
Administração
Serviço de Arquivo Médico (SAME)
Laboratório
Serviço de Atenção Domiciliar (STA)
Coordenação de Saúde Mental
Almoxarifado
Manutenção e TI