O Quarteirão da Saúde vai intensificar suas atividades neste segundo semestre com a oferta de mais cirurgias eletivas (não urgentes). A partir desta segunda-feira (4), o equipamento começa a realizar as primeiras cirurgias de laqueadura, que antes estavam sendo realizadas apenas no centro cirúrgico do Hospital Municipal de Diadema (HMD), dobrando assim a capacidade de atendimento na cidade. Já na quarta-feira (6), terão início os procedimentos de hérnias. As vasectomias começaram em agosto.
Isso vai ser possível pois o Centro Cirúrgico Ambulatorial do Quarteirão da Saúde, que conta com três salas, recebeu uma série de melhorias nos últimos meses, como revitalização estrutural das salas, investimentos nas compras de três novas mesas cirúrgicas, três bisturis elétricos e outros itens de instrumentação cirúrgica, locação de monitores e contratação de anestesistas.
Leia mais:
– Ronda Escolar da GCM apreende drogas durante patrulhamento em Diadema
– Ministra do Esporte conhece Quarteirão da Educação de Diadema
– Diadema realiza formatura de novos Guardas Municipais e corporação chega a 319 GCMs
O secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva, celebra o momento. “Com esses investimentos que fizemos no bloco cirúrgico do Quarteirão da Saúde, tanto na parte estrutural como em recursos humanos, vamos ampliar significativamente o número de procedimentos, dando ainda mais agilidade aos atendimentos da população de Diadema”.
Entre 2021 e 2022, o Centro Cirúrgico do Quarteirão da Saúde ficou fechado para cirurgias durante sete meses por conta do uso do espaço para o atendimento de pacientes com covid-19. Com a volta dos atendimentos, de janeiro a julho de 2023, o serviço realizou 947 cirurgias, sendo 332 cirurgias gerais e 615 cirurgias oftalmológicas.
O Quarteirão da Saúde já ultrapassou a marca de 25 milhões de atendimentos realizados, entre cirurgias, exames laboratoriais, exames de diagnóstico por imagem e gráficos e consultas especializadas.