A partir desta semana, Diadema acompanha a orientação do Ministério da Saúde (MS) e prorroga, pela terceira vez, a Campanha de Multivacinação até 30 de novembro. A medida pretende ampliar a cobertura vacinal contra doenças imunopreveníveis e atualizar a Caderneta de Vacinação de crianças e jovens até 14 anos.
Neste ano, o período da multivacinação foi de 8 de agosto a 9 de setembro. A primeira prorrogação ocorreu entre 10 e 30 de setembro. Com baixa adesão nacional, o novo prazo para atualização da caderneta foi estipulado entre 1 a 31 de outubro. “Agora, entramos no terceiro período para sensibilizar os responsáveis pelas crianças a regularizar a situação de quem tem doses em atraso. É fundamental que os pais olhem a caderneta de vacina e procure a UBS de referência para que o profissional da saúde possa fazer a conferência do documento e aplicar o imunizante que a criança precisar. Com esse compromisso, vamos garantir mais saúde para nossas crianças”, explica a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.
Estão disponíveis 19 tipos de imunizantes que compõem o Programa Nacional de Imunização (PNI). Saiba quais são as vacinas disponíveis na Campanha de Multivacinação em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28340-poliomielite-e-multivacinacao-diadema-tera-campanha-de-atualizacao-vacinal-em-agosto. Para que a equipe de saúde possa avaliar a situação vacinal e aplicar as doses, caso haja atraso, o jovem precisa ser levado por um responsável, com idade igual ou superior a 18 anos, a uma das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, com a caderneta de vacinação e documento de identidade.
Todas as UBSs fazem busca ativa nas próprias Unidades, em visitas domiciliares e espaços da comunidade. Além disto, a Saúde mantém parceria com a Educação para ajudar no estímulo aos pais e responsáveis e a caderneta atualizada é solicitada na matrícula ou rematrícula das crianças em escolas municipais.
O Conselho Municipal de Saúde também vem discutindo, em suas reuniões, o risco da reintrodução das doenças para que, junto com a participação popular, possa sensibilizar participantes de igrejas, escolas e associações de moradores ou de bairros. Mais informações sobre a importância da imunização em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28805-saiba-o-que-voce-precisa-ficar-atento-na-hora-de-se-vacinar.
Serviço:
Prorrogação da Campanha de Multivacinação
De 1 a 30 de novembro de 2022 em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde
Confira os endereços das UBSs em http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.