Neste sábado, dia 17 de dezembro, novas famílias poderão conhecer seus animais de estimação na última Feira de Adoção de Cães e Gatos de 2022, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.
O evento, realizado em parceria com a empresa de produtos para pets Cobasi e protetoras de animais, será das 10h às 15h, no próprio empreendimento comercial. No dia, o CCZ levará 13 cães e oito gatos, entre adultos e filhotes para adoção. Todos os animais estarão vermifugados, aqueles com mais de três meses de idade vacinados contra a raiva e, apenas aqueles com mais de quatro meses, estarão castrados.
Quem deseja adotar deve assinar um termo de adoção, responder o questionário de posse responsável e apresentar documentos como identidade e comprovante de residência. Para adotar um gatinho, a recomendação é levar uma caixa de transporte adequada e, para cães, coleira e guia adequada ao porte do animal.
Preparação
Para Lisandra, a decisão de adotar uma gata, em outubro deste ano, foi acertada. “Foi amor a primeira vista, assim que vi a foto dela no site Adote Amor já quis adotar. Fiz o máximo pra preparar tudo e ir ao CCZ o mais rápido possível, assim que vi pessoalmente não tive nenhuma dúvida de que iria adotar a Tieta”, relembra. E a adaptação foi tranquila. “Já tínhamos outro gato, mas a Tieta gosta mais de ter alguém por perto. É necessário se preparar pra vinda do novo pet, algumas alterações podem ser necessárias como telar a casa e retirar coisas que possam trazer riscos para o animal, já que gatos costumam querer brincar com tudo que vêem. Os animais têm necessidades a serem supridas e tem comportamentos diferentes um dos outros, então é preciso respeitar o jeito de cada animal”, relata.
Cuidados no final de ano
Em períodos de férias e final do ano, as pessoas saem mais para festas ou viagens e é preciso ter comprometimento e cuidado com a nova vida. “Nesse momento, os critérios de adoção são redobrados, para que apenas adoções extremamente responsáveis sejam feitas, pois, nessa época, a taxa de abandono aumenta e há muita gente que adota por empolgação ou para dar de presente”, explica a médica veterinária e coordenadora do CCZ Diadema, Nanci do Carmo.
A tutora da gatinha Tieta já está preparada. “Nos dias de festa, ficarei com ela no ambiente em que está mais acostumada, no meu quarto, mantendo a janela fechada para abafar o barulho de fogos de artifício”, afirma Lisandra.
Adoção
A adoção também pode ser feita durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses, pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Quem quer conhecer os animais disponíveis também pode visitar o site adoteamor.diadema.sp.gov.br. Desde 2019, 981 animais foram adotados por intermédio do CCZ Diadema e do site Adote Amor. Somente neste ano, mais de 260 pet encontraram um novo lar.
O CCZ Diadema é um serviço de saúde humana, por isso não recolhe e nem aceita entregas de animais. De acordo com a legislação federal (nº 14.064/20), o abandono e os maus tratos de animais são crimes com pena de até cinco anos de detenção. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail: meioambiente@diadema.sp.gov.br.
Serviço:
Feira de Adoção do CCZ Diadema
17 de dezembro de 2022, das 10h às 15h
Cobasi Diadema. Avenida Presidente Kennedy, 480 – Centro.
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Local: Rua Ipoá, 131 – Inamar.
Tel.: 0800 77 10 963
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
E-mail: adoteamor@diadema.sp.gov.br
Site: http://adoteamor.diadema.sp.gov.br/