A Prefeitura de Diadema lançou a pedra fundamental do Centro TEA, serviço que oferecerá atendimento exclusivo e especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, destacou que este será o primeiro Centro TEA da região e o segundo do Brasil.
“Tive o privilégio de participar do lançamento do primeiro Centro TEA do país, em São Paulo, enquanto era presidente da SPObras. Agora, estamos consolidando um sonho de trazer um espaço acolhedor e humano para as famílias atípicas de Diadema”, afirmou.
O evento contou com as presenças de secretários municipais, parlamentares, profissionais da rede e prefeita mirim.
Segundo a Secretaria de Educação, Diadema tem 1.998 estudantes da educação especial inseridos nas salas de aula regulares da rede, que também precisam de um olhar específico e humanizado para neurodivergentes.
Local
O terreno onde o Centro TEA será construído pertence ao município e fica na Rua Odete Amaral de Oliveira, Centro, próximo ao Shopping Praça da Moça. A previsão de inauguração é 2028.
O espaço terá 650 m² e contará com quadra, piscina adaptada, auditório, biblioteca, sala multiuso, sala sensorial, sala de cursos, sala de atendimento médico, psicopedagógico e clínico. A estimativa de investimento é de R$ 10 milhões.
Mais entregas
O Centro TEA foi a primeira comemoração do dia. Ainda estão previstas as entregas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paineiras com atendimento infantil, o início das obras de revitalização da UBS Centro e a entrega do INSS.
Ao todo, desde terça-feira (02/02), foram 14 entregas de obras e 14 ordens de início no calendário de aniversário da cidade.







