A Prefeitura de Diadema, por meio das secretarias de Saúde e Educação, atendeu cerca de 2,5 mil crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em 19 escolas pelo Projeto Educando com Visão no Futuro.
Em um dia de mutirão e festa no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde no sábado (11), 162 crianças compareceram para avaliação oftalmológica e, dessas, 84 que necessitam de óculos já escolheram suas armações, que serão doadas pelo Rotary Club Diadema Floreat.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, acompanhou o mutirão e destacou a importância dos parceiros.
“É um projeto que nos enche de orgulho, que traz o compromisso com a saúde e a educação da população na nossa cidade”, afirmou.
A atividade contou com a participação de jovens ligados ao Rotary Club Diadema Floreat, que levaram recreação com pintura facial e escultura com balões, além da animação do grupo de palhaçaria Instituto Nenex.

O projeto
O projeto está em sua primeira edição e, em setembro, professores do primeiro ano do Ensino Fundamental em 19 escolas da rede municipal realizaram testes de acuidade visual em cerca de 2,5 mil estudantes.
Essa triagem inicial foi conduzida por equipe da Secretaria de Educação, capacitada por especialista da Secretaria de Saúde.
A partir daí, as crianças que tiveram alguma dificuldade no teste inicial foram encaminhadas para mutirão oftalmológico.

A previsão é que o projeto contemple alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal.

Vacinação
O Vacimóvel, posto itinerante de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde de Diadema, esteve em frente ao Quarteirão da Saúde durante o mutirão. Foram 91 doses aplicadas contra influenza (55), covid-19 (17 doses), febre amarela (5), hepatite (5), dupla (5), tríplice viral (3) e dengue (1).
No próximo sábado (18), será o Dia D de Multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação para todos os públicos.
As 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h.
Neste dia, também haverá vacinação no Shopping Praça da Moça, piso Araucária, das 13h às 18h.