É na primeira série que o estudante passa a ter contado com o mundo da leitura de forma mais pedagógica e compreender o que está escrito na lousa ou no livro é mais desafiador para quem algum problema de visão.
Para diminuir essa distância entre os estudantes no processo de aprendizagem, o Programa Lentes do Saber convocou 450 matriculados do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Diadema para o mutirão de exames oftalmológicos neste sábado (22). Também serão atendidas 50 pessoas com deficiência (PcD) para procedimentos específicos.
A ação será no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso, a partir das 8h30, e vai avaliar a saúde ocular dos estudantes. Para quem necessitar do uso de óculos, a Prefeitura disponibilizará gratuitamente. Já aqueles que apresentem outro comprometimento serão encaminhados para subespecialidades da oftalmologia como tratamento de retina, estrabismo, glaucoma, catarata e outros.
Foram convocados pela Secretaria de Educação os alunos que, após triagem inicial em sala de aula com 2.250 matriculados na primeira série do ensino fundamental, regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentaram algum prejuízo da saúde oftalmológica.

“Os desafios da aprendizagem nas séries iniciais podem ser inúmeros, entretanto, quando o estudante não consegue aprender porque não enxerga bem é um complicador. O Programa Lentes do Saber vem para diminuir essa barreira e trazer mais qualidade no momento do aprendizado. O Programa já entregou mais de 2 mil óculos para crianças, jovens e adultos da rede municipal”, afirma a secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Sanches.
“O Lentes de Saber é uma parceria entre saúde e educação que vem fazendo a diferença na vida de crianças, jovens e adultos”, completa o secretário de saúde, José Antônio da Silva.