Com o objetivo de trazer mais fluidez e segurança ao trânsito, a Prefeitura de Diadema vai implantar cerca de 14 km de Faixa Azul para circulação de motociclistas.
A autorização do Ministério dos Transportes veio por meio da Portaria nº 748 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT), a Faixa Azul será implantada nos dois sentidos das avenidas Fábio Eduardo Ramos Esquível, Presidente Kennedy e Corredor ABD.
Essas três vias interligam Diadema com os municípios de São Bernardo e São Paulo.
A obra de implantação da Faixa Azul inclui sinalização horizontal, com marcações no asfalto, como linhas tracejadas, linhas contínuas, marcação de áreas de conflitos.
Também vai ser instalada a sinalização vertical, com placas de início e término da faixa exclusiva, áreas de espera e cuidado com trechos de conflito.
Projeto
Diadema entregou o projeto de implantação da Faixa Azul à Senatran no primeiro semestre deste ano. Desde então, mobilizava esforços para sua aprovação.
Em julho, o prefeito de Diadema reforçou o pedido de aprovação do projeto junto ao secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, em Brasília.
A Portaria nº 748 da Senatran estabelece também uma série de exigências para o município, durante o período experimental de 180 dias.
Dentre elas, a produção de estudos técnicos, relatórios de sinistros e pesquisas de opinião, sempre visando aprimorar e tornar cada vez mais segura, a nova Faixa Azul dos motociclistas.
“Com a Portaria da Senatran em mãos, estamos legalmente autorizados a iniciar a implantação da Faixa Azul em Diadema. Agora sim, vamos planejar e adotar as medidas necessárias para isso”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Transporte.