A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema lança nesta terça-feira (3), a plataforma CadHab – Cadastro Habitacional de Diadema. Desenvolvido pela SISHABI/E-COMBR, a funcionalidade vai reunir os dados de todas as famílias que têm interesse em adquirir uma unidade habitacional, mas mais que isso, vai ajudar a administração municipal a traçar um panorama real e fiel da demanda habitacional da cidade.
“Diadema passou muitos anos sem olhar com seriedade para a questão habitacional, mas sempre tivemos os movimentos muito organizados e engajados na questão da moradia. O governo atual, com essa iniciativa, vai fortalecer ainda mais o acesso à moradia”, explicou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Lacerda.
O cadastro vai reunir dados básicos como nome, endereço, situação atual da moradia e renda familiar. Nesta primeira fase, podem se cadastrar famílias com renda total (a soma do rendimento de todas as pessoas que moram na mesma casa) de até seis salários mínimos. O prazo para cadastro é entre os dias 3 de outubro e 10 de novembro.
Leia mais:
– Eleição para Conselho Tutelar é adiada em Diadema
– Educação Infantil de Diadema abre inscrições para crianças de 4 e 5 anos
– Diadema ganha Polo Regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Ciesp/Fiesp
O secretário destacou que criar um sistema para que as pessoas possam se cadastrar pela internet é também uma forma de tratar as pessoas que vão se cadastrar com humanidade desde o primeiro momento, evitando a formação de filas e transtorno para os moradores. Haverá, em equipamentos públicos que dispõe de computadores com acesso à internet, auxílio para o cadastro de quem não conseguir fazer sozinho.
“Com esses dados a gente vai poder dimensionar qual é a nossa demanda por novas unidades, por regularização fundiária, por intervenções de melhoria das habitações, para que possamos desenvolver e apresentar projetos para captação de recursos”, explicou Lacerda.
O CadHab levou cerca de um ano para ser desenvolvido e é uma das mais modernas ferramentas que administrações públicas têm usado para quantificar e qualificar sua demanda habitacional. “Esse é o primeiro passo. Olhar, entender e realmente mensurar o tamanho do nosso desafio, para que possamos traçar estratégias e agir da maneira mais assertiva possível”, concluiu o secretário.
O site para cadastro das famílias é o https://cadhab.diadema.sp.gov.br . A plataforma é transparente e qualquer pessoa pode consultar quem está inscrito, e futuramente, quais projetos estão em andamento e quais são as famílias que foram beneficiadas.